segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Camilo se tornou ídolo dos policiais cearenses

Na solenidade de posse dos novos 247 oficiais da Policia Militar, o governador Camilo Santana fez um relato do que foi realizado pela instituição no seu governo. Não foi pouco. Entre os feitos expressivos, estão medidas de extrema importância para a vida dos policiais, como promoções, melhor preparação, equipamento de trabalho e valorização da carreira. 

Tirando um pouco o olhar do ato de posse dos novos policiais e ligando o radar para o entorno do governador, foi possível sentir o grande respeito, admiração e gratidão por parte de praças e oficiais. O alto comando da PM colocou a farda, perfilou ao lado de Camilo e promoveu elogios. Postulantes a deputado, também, dividiam espaço no palco para exibir prestígio com Camilo e se aproximar dos comandantes de unidades da PM no interior e na capital que prestigiavam a solenidade. 

Em números, o governo estadual traduz um feito: Camilo foi o maior governador para as forças de segurança. Introduziu seis mil novos policiais na corporação, promoveu toda a tropa, melhorou salários, ampliou o Grupo Raio e instalou videomonitoramento em 50 cidades. Adquiriu, ainda, modernas viaturas e motos possantes. As armas são as mesmas usadas por militares americanos e, no campo da segurança pessoal, os PMs usam como coletes as melhores mantas à prova de bala. O governador disse que sua maior obra foi a preparação da nova tropa na academia, com aprendizado sobre táticas de sobrevivência e proteção da sociedade. 

Não é fácil gerir a área da segurança. A sabedoria administrativa do governador funcionou. Camilo formou um time de Primeiro Mundo para gerir o setor. Buscou, dentro da tropa, o coronel Márcio Oliveira, especialista em práticas de comandos de tropa e criador do Grupo Raio, hoje, presente em 52 municípios e copiado pela Polícia Militar de 25 estados. Colocou no Comando dos Bombeiros, o coronel Ronaldo Roque, especialista em gestão e planejamento. Para dirigir a Polícia Civil, convocou o correto delegado Sérgio Santos, estrategista no relacionamento com o Judiciário e brilhante investigador. Para a Polícia Forense, colocou um especialista em DNA, o perito Júlio César  Nogueira. Camilo resgatou, ainda, da reserva, o coronel Alexandre Ávila, para tocar a Casa Militar - um experiente homem de construção de relacionamentos, que passou pelo Comando da Polícia Militar. No seu esforço para o setor apresentar resultados urgentes, após o trágico motim, o governador conseguiu fisgar o mais preparado delegado da Polícia Federal, Sandro Caron, homem de ação, especialista em policiamento preventivo. O time encaixou e o Ceará segue com redução de crimes, com todos os chefes de facções presos e a população tendo restabelecida a sensação de segurança. 

Os militares cearenses são livres para pensar e fazer opções políticas. Nos últimos anos, esses direitos foram além do que determina a lei. Grupos políticos e milicianos conseguiram penetrar na corporação, contaminando alguns militares. O governo tem obtido vitórias, conquistas importantes, com o apoio da Corregedoria, Ministério Público e Poder Judiciário, para excluir dos quadros da polícia criminosos, com direito a portar arma e fé pública.