sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Ciro está no jogo, mostra pesquisa de opinião pública sobre sucessão presidencial

 


O IPEC, Instituto que substituiu o IBOPE, realizou a primeira pesquisa de campo em tempos de pandemia. Entrevistou de forma presencial milhares de brasileiros. A pesquisa surpreendeu o mundo político ao colocar que o ex-presidente Lula venceria a eleição no primeiro turno, se fosse nesta quinta-feira, 23 de setembro. Para o presidente Bolsonaro serviu como sinalização para mudar o rumo da atual gestão. Foi, sem dúvida, uma grande advertência também para os pré-candidatos. 

A pesquisa também consolida o que o brasileiro já sabe. Três candidatos estão verdadeiramente na disputa: Lula, Bolsonaro e Ciro. Um dado relevante é que o instituto de pesquisa colocou o nome dos 10 pré-candidatos para o eleitor apontar em quem votaria para presidente. É, sem dúvida, a maior fonte de informação nesse momento de agonia política. 

O levantamento ainda nos remete ao imaginário projeto de poder do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que aparece no levantamento com 5% dos votos, colado em Ciro Gomes, uma boa pontuação. Moro era o mito para a sociedade brasileira. Bolsonaro destruiu sua reputação como homem público. A oposição aproveitou e mostrou à sociedade que Sergio Moro foi um  agente público que utilizou a toga para tirar o PT do governo e colocar Bolsonaro, apesar da vaga ter sido ofertada para o próprio Moro, que não aceitou entrar na disputa.

Estamos a praticamente um ano da eleição. Muitos fatos políticos serão gerados para animar o ambiente eleitoral e tentar reverter os números das pesquisas, que não podem ser desprezados. Bolsonaro, que cai em média dois pontos a cada pesquisa, pode chegar no mês de outubro abaixo de 20% das intenções de voto, o que significa que poderá ficar fora do 2º turno. Ciro o persegue em terceiro lugar. Será também necessário combater o ex-presidente Lula, que venceria hoje no primeiro turno. 

Lula venceria Bolsonaro no Nordeste com 63% dos votos contra apenas 15% de Bolsonaro, que praticamente empata com Ciro na região. No Ceará, Ciro e Lula vencem Bolsonaro por larga margem.  O Nordeste empurra Lula para o 1º lugar. Somando todos os adversários, o líder do PT tem 11% a mais de votos. As trapalhadas de Bolsonaro levantam o candidato petista. 

Se o PDT e o PT seguirem juntos no Ceará, será um massacre aos bolsonaristas em território cearense, segundo a pesquisa. Além da eleição, o levantamento mostra que nas capitais e grandes cidades do país, a direita perdeu muito fôlego e os partidos de centro e centro esquerda estão migrando para candidatos ligados a Lula e Ciro Gomes. 

Bolsonaro, Lula e Ciro estão na rua, em eventos, dialogando com lideranças políticas, participando de palestras, manifestações que estão virando comícios. A pandemia sob maior controle está oferecendo esse momento. Se não tivermos novos focos e crescimento de casos de COVID-19 e mortes, poderemos ter a mais empolgante campanha do século.