quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Assembleia Legislativa segue com oficinas do Setembro Amarelo em municípios cearenses até o fim do mês



A Assembleia Legislativa do Ceará cumpre até o fim deste mês a programação de oficinas da campanha do Setembro Amarelo em municípios cearenses. As equipes dos Núcleos de Saúde Mental, de Mediação e Gestão de Conflitos e de Práticas Sistêmicas Restaurativas, Departamento de Saúde e Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio realizam a _Oficina Despertar_ em diversas localidades, tratando da prevenção ao suicídio. O público-alvo das ações são adolescentes entre 14 e 19 anos, estudantes de escolas públicas. Na próxima semana, as ações estão marcadas em Sobral, na segunda-feira (20/09), e Horizonte, na quarta-feira (22/09). 


Articulador da implantação do Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, destaca que é preciso levar esse debate para o interior do Estado e quebrar estigmas enraizados na sociedade sobre o tema. "Neste Setembro Amarelo, a Assembleia tem uma mensagem clara, ‘falar é a melhor solução para o despertar’, para justamente superarmos as barreiras que impedem o enfrentamento real do problema", destacou.


A Assembleia já levou atividades aos municípios de Baturité (13/09), Caucaia (14/09) e Quixadá (15/09). Completarão a agenda as oficinas em Maracanaú (27/09), Cascavel (28/09) e Aquiraz (29/08). 


Presente nas ações de prevenção pelos municípios cearenses, a primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, afirma que as agendas têm fortalecido o movimento com a juventude cearense. "A juventude foi o nosso público escolhido para multiplicar nossa mensagem. Acreditamos na força do jovem. Precisamos falar. Acabar com os tabus que envolvem transtornos de saúde mental e suicídio". 


A cartilha da Oficina Despertar, lançada em evento virtual no último dia 10, apresenta informações sobre questões relevantes para a saúde mental, como autoconhecimento, resiliência, comunicação, relacionamentos, identificação de sentimentos e emoções e as formas de pedir ajuda. (http://al.ce.gov.br/index.php/publicacoes-inesp/category/115-todas-as-publicacoes-das-edicoes-inesp)