quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Sebrae/CE e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante orientam empreendedores para o acesso a crédito

 Uma ação da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, em parceria com o Sebrae/CE, possibilitará aos pequenos negócios do município o acesso a crédito e capacitação para o uso adequado destes recursos. A iniciativa foi lançada na última sexta-feira (24), em uma solenidade que contou com a participação do prefeito Marcelo Ferreira Teles e do articulador do escritório do Sebrae/CE em Fortaleza e na Região Metropolitana, Pedro Silva.

Também estiveram presentes, os secretários municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social, Georgia Maria Lopes Fontenele Teles, de Desenvolvimento Econômico, Welton Mendes Andrade e de Finanças, Tales Matos, os secretários executivos da Secretaria de Governo, José Flavismar Menezes de Freitas e da SDE, Neto Muniz, o Presidente da Fundação de Apoio ao Ensino à Pesquisa e à Extensão do IFCE, Ernane Andrade Leite e o Assessor Especial de Empreendedorismo de São Gonçalo, Natan Freitas.

Crédito

O Programa Crédito SGA Cidadão, lançado pela prefeitura, irá liberar linhas de crédito para os pequenos negócios do município, que vão de R$1.000,00 até R$5.000,00. A iniciativa também terá uma linha exclusiva destinada para mulheres empreendedoras. O programa possibilita ao empreendedor a carência de seis meses e até 24 meses de parcelamento.  

Os valores serão concedidos para artesãos, empreendedores de economia doméstica, ambulantes, feirantes, cooperativas, associações, empreendedores solidários, pequenos prestadores de serviços e micro e pequenas empresas. A previsão do programa é atender a cerca de 2 mil empreendedores do município.

Capacitação

Todos os empreendedores contemplados pelo Programa, também serão beneficiados com uma capacitação promovida pelo Sebrae/CE para ajudá-los a lidar adequadamente com os recursos obtidos. De acordo com o articulador regional do Sebrae/CE, Pedro Silva, a participação na trilha de capacitação irá possibilitar aos empreendedores conhecimentos e ferramentas para que eles tenham uma maior assertividade na utilização destes recursos. “Com esta capacitação, os empreendedores receberão orientações sobre como organizar a gestão e as finanças das empresas e de como aplicar adequadamente os recursos obtidos de modo a garantir um melhor resultado para o desenvolvimento destes negócios”.