terça-feira, 3 de agosto de 2021

O futebol brasileiro precisa de união para se manter e conquistar títulos e medalhas


Essa seleção olímpica masculina de futebol é o sonho de muitos meninos que estão lá ou que um dia almejam estar. É um elemento de esperança e ascensão social para tantos. É a alegria de gente sofrida que vê no futebol uma válvula de escape. Mas há quem prefira torcer contra. 

Inventam várias desculpas, motivações políticas e uma agenda de "ódio do bem". mas é apenas uma minoria barulhenta. Nosso futebol é marca cultural, é orgulho e, queiram alguns ou não, é o maior esporte do país.

Torço muito para que a seleção feminina, o futebol feminino como um todo, chegue um dia aos patamares do futebol masculino. Para isso precisamos torcer mais, apoiar mais, consumir mais (não apenas em Olimpíadas).

Não é preciso torcer contra uma para apoiar a outra. Somos todos Brasil! Viva o futebol! Viva o esporte brasileiro! 

A CBF é uma bagunça e, como empresa privada, tem o direito de ser. Mas nós, como consumidores, precisamos cobrar mais empenho, mais profissionalismo, mais afinco para que tenhamos, de fato, o melhor futebol do mundo. Talento não nos falta. 

Se muita gente vê o futebol masculino como privilegiado, e em relação ao futebol feminino de fato o é, saiba que esse "privilégio" está apenas na ponta do "iceberg". A realidade de mais de 95% dos jogadores é de salário mínimo e condições precárias para a prática do esporte. 

Nosso futebol, masculino e feminino, precisa se unir. Modernizar o modelo de negócio. Lutar pela melhoria da qualidade do espetáculo e conquistar mais e mais torcedores (consumidores), credibilidade, investimentos e, consequentemente, resultados. 

Os problemas todos já conhecemos, precisamos agora, como amantes do esporte, atletas, torcedores e dirigentes, pensar nas soluções.

Que venha o ouro masculino em Tóquio. Que venha o ouro feminino na França. E que coloquemos o nosso amado futebol no patamar que ele merece. 

Ravi Porto-jornalista