quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Feira Eva se firma em Sobral pelo incentivo ao empreendedorismo feminino

Criada em 2019, a partir do conceito de economia criativa, a Feira Eva, desde que começou, sempre esteve voltada para os empreendimentos online de pequeno porte que atuam, principalmente, no Instagram. A ideia de criar uma feira começou depois que Cíntia Braga e o marido, cansados das idas e vindas para Fortaleza nos finais de semana, levando sua loja de moda infantil para feiras na capital, resolveram criar uma feirinha em Sobral.

E, já na primeira edição, conseguiram inovar, não só na seleção dos participantes mas, também, na inclusão de ações voltadas para a sustentabilidade, com a distribuição de mudas graças à parceria com a AMA - Agência Municipal de Meio Ambiente, estímulo à adoção de animais com o apoio de grupos ligados à causa animal, e a realização de ações como rifas e sorteios, onde foram arrecadados valores destinados a instituições carentes da cidade de Sobral.

“Nosso objetivo sempre foi ocupar os espaços públicos de Sobral, através do comércio, da cultura e de ações sociais. Ser referência na economia criativa da cidade, apoiando o empreendimento de parceiros e expositores”, explica Cíntia Braga.

Hoje, depois de cinco feiras realizadas, ela conta que tem muito a agradecer. “A STDE de Sobral, por exemplo, que tem nos dado suporte técnico e logístico, além de apoio à retomada da Feira Eva em 2020 com o uso do Centro de Convenções para nossa 3ª edição, em novembro. A SEUMA Sobral, esteve ao nosso lado nas ações de adoção de animais e doação de mudas durante a feira, através da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMA. O SESC e a SECULT Sobral têm colaborado através de apoio cultural (atrações musicais) e logístico (empréstimo de mobiliário). Finalmente, o Sebrae que tem sido vital na orientação aos expositores da feira, voltadas para a formalização do MEI (Micro Empreendedor Individual)".

Coletivo Eva

Reconhecendo que a divulgação de expositores da Feira Eva durante a pandemia, gerou a aproximação do público com a feira, fortalecendo as relações dos expositores, estreitando os laços de pertencimento e transmitindo credibilidade a apoiadores e patrocinadores, Cíntia ressalta que a ideia é criar um coletivo feminino.

-Vamos nos apresentar como um grupo unido em prol da economia criativa em Sobral. A formação de um coletivo, associação ou comitê é importante para a participação em editais de fomento cultural”.

E explica que tem três metas, a partir de agora: A Feira Eva itinerante, com calendário anual, ocupando os espaços públicos criados ou revitalizados por toda a sede de Sobral; o Projeto Eleva, com a realização de rodas de conversa mensais com temas voltados para as mulheres e o cotidiano delas, num cenário de acolhida e troca de ideias; e seguir com os projetos de cunho social, como "A união está no sangue", que através de doações e venda de itens.com a marca da campanha, arrecadou absorventes descartáveis para distribuição a pessoas afetadas pela pobreza menstrual.