sábado, 28 de agosto de 2021

A disputa nacional envolverá Bolsonaro, Lula, Ciro e João Dória



O Brasil poderá ter um processo eleitoral em 2022 sem a participação de novatos ou fenômenos eleitorais. Será a campanha sem amadores, melhor para o eleitor. Não teremos apostas e sim nomes consolidados na política. Lula e Bolsonaro o Brasil já conhece suas gestões. As pesquisas mostram grande rejeição dos dois. Os outros nomes até aqui são Ciro Gomes e João Dória.  Com poucas chances dentro do PSDB estão Tasso e Eduardo Leite. O tucano Dória pode ser vitorioso nas prévias do partido por ter o PSDB  em seus quadros 90% de filiados paulistanos. 


Estamos praticamente a um ano da eleição e não conhecemos suas regras. O que sabemos até aqui é que a conta da campanha para eleger o presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais será do contribuinte. Todo o processo eleitoral ainda será definido pelo Congresso Nacional. 


O governador de São Paulo, João Dória sofre um processo de derretimento político por conta das suas falhas de postura como homem público. Dória pensava que governar São Paulo seria o mesmo que tocar uma empresa. Caiu várias vezes em contradições ao definir agendas fora da agenda oficial. Parece não conseguir reagir e retomar popularidade.  A grande aposta Dória não consegue mais convencer os principais líderes tucanos, como o senador Jereissati. Geraldo Alckmin, o maior líder tucano em São Paulo, bateu asas e deixou o partido, não conseguindo conviver com o estilo Dória. 


Lula e Bolsonaro são rejeitados por 60% dos eleitores que opinaram nas pesquisas do DataFolha, onde cerca de 70% não sabem em quem votar ou não estão preocupados ainda com a eleição. O Brasil parece pouco se importar com os dois presidentes. As avaliações apontam para uma outra opção que pode surgir ou partir para o nome de Ciro gomes que cresce nas intenções de voto. Ciro, segundo pesquisa da XP já aparece com 12% das intenções de votos, tendo crescido 5% nos últimos meses. 


Lula passou pelo nordeste fazendo sondagens para saber da viabilidade da sua candidatura. Lula sabe das dificuldades no Norte, centro e centro este, Sudeste e sul. Nessas regiões será derrotado. Bolsonaro será vitorioso no sul e centro país. No Nordeste, o presidente tem tudo para tomar outra grande derrota. 


A vibração dos times dos principais candidatos cria  um ambiente de disputa que é bom para a democracia.  São muitas as pautas que engrandecem o debate. O momento é de ouvir, o eleitor que se nega a revelar sua intenção de voto tem razão. Melhor esperar