quinta-feira, 22 de julho de 2021

Lei de Cotas para pessoas com deficiência completa 30 anos

 A Lei de Cotas (lei 8.213/91) – que obriga as empresas com mais de 100 empregados a reservarem de 2% a 5% de suas vagas a pessoas com deficiência – completa 30 anos no próximo sábado (24). 

A lei, que é de inclusão social, mas que muitas vezes deixa de ser cumprida seja por falta de profissionais qualificados ou mesmo por preconceito, tem importância o Brasil. A lei contribuiu para acelerar o processo de inclusão social? Afinal, ainda existe preconceito na hora de contratar pessoas com deficiência? Como superar os desafios da contratação destas pessoas (com deficiência)? A maioria das empresas (com mais de 100 empregados) cumpre a Lei de Cotas? Qual o número de trabalhadores com deficiência formalmente empregados? Qual o balanço do cumprimento da Lei de Cotas no país? O Brasil precisa debater esse tema, principalmente deputados, senadores e vereadores. 

Vale lembrar que o Ministério da Economia divulga a cada ano o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais). Este documento contêm informações das empresas referentes a cada um de seus empregados (inclusive os com deficiência). De um modo geral, a Rais serve para o governo federal fazer um levantamento da situação trabalhista do país. É uma fonte para iniciar a discussão.