segunda-feira, 19 de julho de 2021

Entidades se unem para criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados

 


Sob a coordenação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais (AAFEC), está sendo gestada a criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados – iniciativa que visa reunir os diversos sindicatos e associações do Estado em torno das pautas de interesse dos servidores aposentados.

Dando sequência ao cronograma de reuniões, o segundo encontro acontecerá nesta quarta-feira (21/7), na AAFEC, sendo o primeiro momento registrada no dia 14 de julho com a presença de coordenadores  do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), entidade que representa cerca de 13 mil servidores administrativos da educação.

Os descontos adicionais de 14% nas aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais do Ceará, que ganham a partir de dois salários-mínimos, foi a principal pauta discutida. Além desse ponto, os participantes debateram sobre auxílio funeral, isenção total no imposto de renda para trabalhadores inativos que estejam na faixa etária de 70 anos e a redução da cobrança do referido imposto para servidores incapacitantes.

As diversas questões levantadas também refletiram sobre a precária situação financeira dos servidores aposentados. Todos concordaram e destacaram que o valor descontado nas pensões é prejudicial para a segurança financeira familiar, sobretudo daqueles que ganham dois salários. Por fim, ficou definido que os advogados das entidades participarão da próxima reunião, a fim de orientar e esclarecer questões jurídicas.

“A ideia foi muito bem aceita pelas entidades presentes. A partir de agora, buscaremos trazer para a nossa Frente todos os sindicatos e associações que tenham diretoria de aposentados. Toda quarta-feira teremos reunião”, destaca o diretor de Aposentados do Sintaf, Jaime Cavalcante.

“Esse projeto será mais um degrau para debater as problemáticas vivenciadas pelos servidores públicos aposentados”, completou Rita Gomes, presidente da Asseec.