quarta-feira, 7 de julho de 2021

Chefe de quadrilha: Filho de Prefeito de Itatira comandou rombo de 132 milhões aos cofres públicos





O capo, líder de organização criminosa, foi assim que o magistrado de Canindé se referiu a Jonas Mateus, filho do prefeito de Itatira, Zé Dival, em decisão que foi cumprida na manhã de ontem contra crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações. Jonas Mateus já havia sido preso na Operação Três Climas da Polícia Federal. 

Em brilhante trabalho coordenado pela Delegacia dos Crimes contra a Corrupção -DECOR, que desvendou um esquema criminoso de licitações fraudulentas com a utilização de empresas de laranjas.  A operação contra um dos principais furtadores aos cofres públicos do Ceará foi desencadeada com sucesso. 

O pai do líder criminoso é prefeito de Itatira, pequena cidade do Ceará que sofre com a fome, a miséria e o desemprego, enquanto que o líder criminoso é acusado de roubar os cofres públicos de diversas cidades em cifras vultuosas de mais de 130 milhões de reais. 

O grupo criminoso se organizava para lançar a candidatura do Ex Prefeito Antônio Almir a deputado estadual, abastecido com as vultuosas cifras do esquema de corrupção. O líder político do esquema é Almir, tendo como financiador Jonas Mateus, beneficiário das licitações. 

Na manhã de ontem foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, resultando em uma prisão em flagrante. Quatro empresas estão envolvidas no esquema de corrupção: Maxximu's Serviços LTDA -ME, Rota Ativa Serviços e Locações de Veículos Eireli, Toploc Locações e Serviços Eireli e BMC Ecoservice Eireli. Foram bloqueadas 241 contas bancárias dos investigados.