sábado, 24 de julho de 2021

Bicicletar ultrapassa quatro milhões de viagens, consolidado como modal de transporte alternativo e prática de lazer

 


Ver bicicletas verdes pelas ruas tornou-se uma marca registrada do cenário urbano de Fortaleza nas vias, ciclovias e ciclofaixas. Não só como modal de transporte alternativo, mas também como uma prática de lazer cotidiana para adultos e crianças, o Bicicletr ultrapassou, neste mês de julho, a marca de quatro milhões de viagens realizadas.

Lançado em dezembro de 2014, o sistema de compartilhamento de bicicletas públicas de Fortaleza conta, atualmente, com 191 estações disponíveis, estando presente em 61 dos 121 bairros da Capital, com um funcionamento prático, acessível e confortável para os 285.540 usuários cadastrados

Consolidado como o maior sistema do tipo no Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em número de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo. Cerca de 94,04% dos usuários ativos realizam integração com o Bilhete Único.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da equipe do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Unimed Fortaleza. A empresa Serttel é responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema.

Entre janeiro de 2020 e junho de 2021, foram implantadas 111 novas estações, das quais 68 estações foram implantadas durante a pandemia da Covid-19 (a partir de março de 2020). Todas elas foram custeadas totalmente pela Prefeitura de Fortaleza, com recursos oriundos da Zona Azul.