segunda-feira, 14 de junho de 2021

Será que teremos um enfrentamento entre direita e esquerda no Ceará um estado que lutou pelas liberdades ?


A política tem dois lados. Os que estão no poder e os que fazem oposição. Simples assim. Para as lideranças políticas mais habilidosas é possível trafegar dos dois lados com sucesso.  Aí entra a questão ideológica. São os conhecidos políticos de centro, aqueles que são governo em qualquer situação ou em  qualquer que seja o resultado da eleição. Os dois mundos dos chamados governistas de plantão resume-se ao voto nas casas legislativas que definem o tamanho do poder, dos recursos que se consegue liberar. 


O genial ex-governador da Bahia e senador por vários mandatos, Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, era de direita radical. Ao visualizar a possibilidade da esquerda assumir o poder por décadas, criou a lei do orçamento impositivo, ou seja, o que for aprovado tem que ser gasto, pago, principalmente as emendas de deputados e senadores. Foi a manobra mais inteligente do parlamento brasileiro para atender esquerda e direita, ou governo e oposição.   


A velha águia batizada de ACM como um profeta parecia enxergar muito adiante. Hoje, assistimos ao radical debate entre direita e esquerda. Quem Estimula é a família Bolsonaro que tem no presidente da república seu porta voz maior. Bolsonaro é contra todo o sistema. O presidente quer virar de cabeça para baixo o país que na sua concepção é controlado por servidores públicos de esquerda. Bolsonaro não admite que em 521 anos o Brasil foi governado apenas 14 anos pela esquerda e que o estado brasileiro foi erguido pela direita e militares que se apossaram do poder. Aliás, o presidente afirmou que não gosta de lê. Se o fizesse saberia que o país sempre foi conservador, pacifista e de centro, apesar dos sucessivos golpes promovidos pela direita. 


No atual momento, o Ceará é bem administrado por um grupo político de centro, com apoio de partidos de centro esquerda. A receita ideal. Com o surgimento do bolsonarismo, a tendência  de surgir um efetivo grupo de direita no Ceará pode ser uma via para, de forma efetiva, termos uma eleição revigorada. A força política teria um espaço, até porque existem os insatisfeitos e aqueles que defendem armas, educação com rigor militar, o combate ao homossexualismo e um estado policialesco, intimidando a sociedade, combatendo principalmente os jovens que se envolvem no mundo do tráfico, das drogas e do crime por falta de escola, projetos culturais e oportunidades de trabalho. 


Não se pode compreender uma sociedade sem respeitar seus direitos políticos e a forma  de pensar. O caminho está aberto para mudanças e a maior delas é a satisfação de poder revelar ao mundo através das redes  sociais preferências sexuais, ideológicas e de costumes. A mais nova revelação é ser de direita, centro ou esquerda. Segundo o DataFolha, o brasileiro rejeita em mais de 70% o radicalismo que está na moda no Brasil. Temos 30% de pessoas radicais. Ainda bem que a maioria da nação tem bom senso