segunda-feira, 14 de junho de 2021

Profissão: Jornalista promove a troca de experiências entre profissionais e estudantes de Jornalismo

 


O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros destaca, no artigo 4º, que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação”. Parte importante na formação dos estudantes de Jornalismo da Unifor está no contato frequente com profissionais da área para o intercâmbio de experiências no cotidiano e incentivo à formação. A partir de 7 de junho, a Universidade de Fortaleza promove uma sequência de lives com profissionais de Jornalismo.


A estreia, às 9h30,  conta com a jornalista Fernanda da Escóssia, professora universitária e pesquisadora, doutora em História pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos dias 14 de junho e 21 de junho, as jornalistas Caroline Ribeiro e Larissa Carvalho dão sequência ao Profissão: Jornalista.


As lives pretendem conectar alunos de Jornalismo e profissionais que atuam na imprensa.”A Universidade é um espaço de debate, colisão, no bom sentido, de tudo o que possa promover a reflexão crítica, o debate e a troca de experiência. É muito interessante quando isso é feito com pessoas que trabalham com a perspectiva do Jornalismo oferecido pelo curso da Universidade que busca não só o compromisso ético, social e investigativo, mas principalmente reflexivo sobre tudo o que estamos vivendo agora.”, comenta o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, Wagner Borges.

Sobre a importância das lives, que serão mediadas pela jornalista egressa da Unifor, Taís Lopes, o coordenador ressalta que a troca de experiência reforça o compromisso da Universidade de Fortaleza com a promoção da reflexão e desenvolvimento do senso crítico dos alunos. “É mais um momento de amadurecimento e principalmente para ver a qualidade, amplitude e a necessidade da profissão do Jornalismo no momento que nós vivemos no mundo hoje de incerteza, combate às fake news e garantia de conquistas democráticas, diversidade e respeito. O Jornalismo é esse espaço, esse campo e quando profissionais trocam experiências com os nossos alunos, a gente reforça o compromisso da Universidade de oferecer espaço para reflexão”, explica Wagner Borges.