quinta-feira, 24 de junho de 2021

Presidente Ricardo Cavalcante passa a integrar Comitê de Ética da Confederação Nacional da Indústria

 


Em reunião on-line, neste mês, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, passou a integrar oficialmente o Comitê de Ética da Confederação Nacional da Indústria (CNI), representando a região Nordeste. O nome de Ricardo Cavalcante foi escolhido e ratificado, através da Resolução 01/2021, do Conselho de Representantes da CNI.


O Comitê é dotado de legitimidade para averiguar situações que possam configurar desrespeito ao Código de Conduta Ética e às políticas institucionais de Compliance no âmbito das entidades e órgãos nacionais do Sistema Indústria, propor sanções, atualizações do Código, dirimir dúvidas sobre sua interpretação e exercer função consultiva.


A promoção de padrões e condutas éticas passa, cada vez mais, a ser uma ação indispensável nas grandes organizações. Investir na disseminação de uma conduta ética é fundamental para assegurar a integridade, garantir a transparência e probidade das ações, bem como possibilitar que os riscos sejam identificados e prevenidos.


Diante da importância desse assunto, a CNI está fazendo um forte trabalho direcionado para a implantação do Programa de Integridade nas Federações. “É uma grande honra para nós ter o Presidente Ricardo Cavalcante como membro desse Comitê, o que só fortalece seu papel de disseminar a conduta ética, transparente e íntegra no âmbito do Sistema FIEC”, ressalta Natali Camarão, Gerente jurídica da FIEC. 

“Além disso, a relevante incumbência dada ao nosso Presidente, no Comitê de Ética, revela a sua função estratégica como elo de consolidação da cultura de Compliance”, complementa a Gerente de Compliance da Federação, Lívia Sales.


Ainda durante a reunião, foi apresentada a nova proposta de Regimento Interno do Comitê de Ética Nacional. Também foi divulgado um balanço geral sobre a implantação do Programa de Compliance no âmbito do Sistema Indústria, assim como o novo Código de Conduta Ética da CNI, SESI/DN, SENAI/DN e IEL/NC.