terça-feira, 29 de junho de 2021

Junho ambiental: Governo do Ceará cria três novas áreas protegidas no Estado

 


Na tarde desta segunda-feira (28), o Ceará ganhou três novas áreas protegidas. O governador Camilo Santana assinou decreto que oficializou a criação do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, com uma área de 3.680,55 hectares, em Crateús e Poranga, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, com mais de 63 mil hectares, que abrange os municípios de Ipaporanga, Crateús e Poranga, e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha, localizada no município do Crato. Estiveram presentes Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da assessora especial do Governo do Ceará, Janaína Farias, e dos prefeitos de Crateús, Marcelo Machado, de Poranga, Carlos Antônio, de Ipaporanga, Antônio Amaro, e do Crato, Zé Aílton.

Na abertura do evento virtual, transmitido através das redes sociais, Camilo Santana comentou a importância da criação das novas áreas protegidas no Estado, e ressaltou que elas têm potencial para virarem pontos turísticos e de visitação. “Estamos criando essas três novas áreas depois de muito estudo. A APA do Boqueirão do Poti, no qual passa o Rio Poti, um dos principais rios da região, é uma área com relevância enorme da fauna e da flora local. Nosso objetivo é disciplinar a diversidade biológica, assegurando a sustentabilidade dos seus recursos naturais, um local belíssimo, como poucos no mundo”, disse.




“Com a criação das três unidades de conservação (UCs), o Ceará passa a ter 35 UCs estaduais, e até o final desse governo serão 41”, informa Artur Bruno. “As novas UCs são motivos de comemoração, em especial para áreas de Mata Atlântica e Caatinga que a partir de agora ganham mais proteção”, disse.