quarta-feira, 2 de junho de 2021

Bolsonaro passa a usar a máquina pública contra a oposição

 


O médico e deputado federal cearense Odorico Monteiro, PSB-CE, disse no plenário da Câmara Federal que o presidente Bolsonaro todos os dias planta um “pé de crise”, uma metáfora, como se fosse uma fruteira ou uma árvore. O médico que tem fortes raízes no sertão foi na veia do problema. O Brasil não tem um dia só de calmaria no universo da política e da economia. 


O ex-ministro Ciro Gomes acertou duas vezes em três dias sobre o uso da máquina pelo presidente Bolsonaro. Ciro afirmou e alertou que Bolsonaro estimularia seguidores a criar problemas nas manifestações contra a falta de vacinas e pedindo seu impeachment. Em Pernambuco, policiais militares atingiram com balas de borracha os olhos de manifestantes, um crime grave. E Bolsonaro comprou os direitos da Copa América para o Brasil e Ciro abriu a boca criticando durante. Ciro, aliás, desaconselhou o protesto contra Bolsonaro no sábado. 


No caso da manifestação a favor da compra de vacina e pelo impeachment de Bolsonaro, o presidente foi cruel ao afirmar que era um encontro de “marinheiros”. No evento promovido pelos bolsonaristas “só tinha família”, declarou. 




Bolsonaro está usando a estrutura do governo, recursos e horário de trabalho para fazer política. A oposição só moveu-se após acompanhar uma transmissão ao vivo pela CNN Brasil durante 3 horas e meia onde o presidente era o principal protagonista de um passeio de moto que parou a cidade carioca do Rio de Janeiro. 


O lance mais claro do uso da máquina ocorreu em relação a Copa América que será realizada no Brasil. Bolsonaro, orientado pelos filhos, comprou os direitos do evento para beneficiar o SBT e ajudar a afundar a rede Globo. A emissora carioca, perderá os direitos exclusivos do televisionamento dos jogos da Seleção Brasileira. No caso só o SBT transmitirá se não repassar direitos. 


Bolsonaro assiste diariamente a retomada nos Estados Unidos e na Europa, onde mais da metade da população foi vacinada duas vezes e está arrastando a volta da vacina provocando a oposição, não se importando com as mortes, segundo Ciro Gomes. “É um genocida frio, civilista, um assassinato cruel”, disparou Ciro em debate sobre a copa América. O cearense pediu a CPI para convocar o presidente da CBF para tentar desfazer o negócio. 


Bolsonaro, Lula e Ciro, devem protagonizar o debate da sucessão presencial que foi antecipada pelo presidente Bolsonaro e que tudo indica será uma batalha e não uma discussão sobre o Brasil