quarta-feira, 30 de junho de 2021

A candidatura do PT ao governo do Ceará não é vista como enfrentamento entre Lula e Ciro é apenas provocação

 

A ala do PT de Fortaleza, que rompeu há algum tempo com Ciro, Cid Gomes e Roberto Cláudio,  aposta no nome de Luizianne Lins para disputar o governo do Ceará. A aposta tem fundamentos. Luizianne lidera a ala de oposição ao atual projeto de governo que faz sucesso no Ceará e é destaque no país e tocado pelo governador Camilo Santana, um homem nascido e criado dentro do PT. 

Camilo não deixa o partido e não rompe com seus grandes aliados, o senador Cid Gomes e o presidenciável Ciro Gomes, e faz força para ver Roberto Cláudio seu sucessor no Abolição.   

A candidatura petista no Ceará é  muito mais provocação do que mesmo projeto de poder. Todos os prefeitos do PT no Ceará votam seguindo a orientação do governador e de Cid Gomes, não existe uma só exceção. O PT do Ceará é diferente do petismo de uma ala de Fortaleza, comentam os líderes do partido que não acompanham a ideia de fugir da aliança com o PDT que tem dado certo em território cearense. 

O campo mais amplo da esquerda duvida muito na tática eleitoral para produzir sem sucesso uma candidatura, preferindo aguardar as decisões da cúpula nacional. O bom senso é a melhor saída no momento para evitar desgastes. Todos os movimentos de divisão da esquerda no passado deram errado. O PT não tem êxito longe de Camilo e Cid. A testagem na  eleição de 2022 com o rompimento  de parte da esquerda seria uma boa dose de estímulo para o bolsonarismo crescente no Ceará.  

Ciro e Lula disputam no cenário nacional espaços junto a lideranças políticas e a preferência do eleitor que votou em Bolsonaro e está arrependido. Lula tem desgastes enormes, Ciro nenhum. Muita gente graúda dentro do PT e demais partidos de esquerda veem em Ciro a melhor aposta para 2022. Ciro, nas pesquisas se mantém em 3º lugar, bem consolidado. As pesquisas também dizem que ele venceria Bolsonaro em provável segundo turno. É bom resgatar que Ciro acusa Lula de não ter cumprido o combinado de ter uma aliança para disputar a eleição contra Bolsonaro em 2018 com Ciro candidato a presidente, provocando uma “traição”, segundo Ciro, que levou o campo de centro esquerda a uma derrota.  

O desconforto do governador Camilo Santana é óbvio nessa disputa entre Ciro e Lula. São duas referências políticas para Camilo que expõe claramente sua vontade de ver os dois dividindo o mesmo palanque. O PT do Ceará é destaque no Brasil por conta da ótima gestão do governo Camilo que coloca o Ceará como destaque nacional no campo fiscal, no combate a pandemia de COVID-19 e, principalmente no campo social. Para o governante cearense dissociar PT, PDT e PSB é quebrar uma sequência vitoriosa de gestões no Nordeste com reflexo em todo o país. 

Resta para o futuro uma avaliação dos cenários nos estados pela cúpula do PT. A tática aplicada em 2020 de lançar candidatos a prefeito nas grandes cidades impôs ao PT uma derrota eleitoral histórica do partido. Agora, ressurgindo com Lula liderando as pesquisas, cabe aos pensadores do PT olhar para o retrovisor antes de acelerar em direção ao fracasso.