sexta-feira, 7 de maio de 2021

Inclusão: Assembleia aprova projetos para saúde mental, idosos e autistas em estádios


A Assembleia Legislativa aprovou três projetos de inclusão destinados à saúde mental, à saúde ocular de idosos e à destinação de espaços reservados e adaptados para pessoas com transtorno do espectro autista em estádios. Co-autor do primeiro projeto e autor dos outros dois, o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, destaca a sensibilidade dos colegas parlamentares com as temáticas abordadas. “Quem é ou tem um filho com transtorno do espectro autista sabe a importância desse projeto que adapta espaços em estádios. Queremos garantir que haja inclusão, de fato e de direito, pois são ambientes tão ruidosos que provoca fortes reações e incomodam torcedores e atletas autistas”.


O projeto que destina espaços reservados e adaptados para pessoas com transtorno do espectro autista em estádios e arenas esportivas tem o objetivo de promover a inclusão e garantir a acessibilidade, em cumprimento à lei que prevê o estímulo à prática esportiva e de lazer; e fortalecer o vínculo com a comunidade.


A proposta que cria o Programa Boa Visão para o Idoso destina-se à realização de exame oftalmológico anual, em regime de mutirão, nas pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, para a prevenção e a detecção precoce de doenças oculares. “Desta forma, buscamos facilitar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce dessas doenças e também melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população que vem crescendo”, afirma, Evandro. 


*Saúde Mental*

Já a criação do Fundo Estadual em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, é uma iniciativa que vem sendo amadurecida desde a implantação da Frente Parlamentar de Combate à Depressão e ao Suicídio. Este ano, a Assembleia Legislativa inaugurou o Núcleo de Saúde Mental da Casa. 


“Ao tratarmos da saúde mental, uma bandeira importantíssima, em especial, neste momento de luto e de angústias por conta da pandemia, estamos abrindo os braços para a população. Precisamos, sempre, tocar nesse assunto, mas hoje é questão de sobrevivência. Foi uma iniciativa compartilhada e agradeço a cada um dos deputados que contribuíram para a excelência desse projeto”, destacou Evandro, que compartilha a autoria do projeto Elmano Freitas, Renato Roseno, Fernando Santana, Jeová Mota, Érika Amorim, Romeu Aldigueri e Leonardo Pinheiro e ex-deputados Patrícia Aguiar e Nezinho Farias. 


As propostas aguardam sanção do governador, pois são projetos de indicação, que geram despesas ao Estado.