quinta-feira, 20 de maio de 2021

Fortaleza assina carta de compromisso para redução de mortes no trânsito e apresenta novo projeto de segurança viária para o Centro

 


O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou, nesta quarta-feira (19/05), uma carta de compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030. Na década anterior, entre 2011 e 2020, a Capital conseguiu alcançar a meta um ano antes do prazo, minimizando a incidência de ocorrências fatais em mais de 51%. A renovação do compromisso reforça um ir e vir mais seguro, além de reafirmar a importância de adequar os limites de velocidade para salvar vidas, construindo ambientes mais seguros, saudáveis e habitáveis.


“Políticas públicas relacionadas à segurança viária, quando baseadas em critérios científicos, têm importantes repercussões na saúde pública. Portanto, estamos dando continuidade às iniciativas que estimulam a redução de velocidade em vias estratégicas, incluindo a atenção ao pedestre e ao ciclista”, declarou o prefeito em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Sarto destacou, ainda, o patamar referencial ocupado por Fortaleza em virtude do estímulo à harmonia entre os mais diversos modais. “Desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, as ações de segurança viária desenvolvidas pelo Município já conferiram à Capital reconhecimentos internacionais. Nosso intuito é avançar para promover o respeito à legislação e proteger a integridade das pessoas. Cada vida importa”, acrescentou.

Para fortalecer as ações desenvolvidas ao longo do Maio Amarelo, a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho, apresentou um projeto de reordenamento do Centro da Cidade que visa a melhorar a segurança viária e a acessibilidade de pedestres por meio da revitalização de espaços públicos, além da implantação de novas áreas de trânsito calmo, travessias elevadas, faixas exclusivas para transporte público, ciclofaixas e moderação da velocidade.