domingo, 9 de maio de 2021

Fortaleza apresenta redução de 52,4% nas mortes provocadas por crimes violentos em abril

 As estatísticas que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que são os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), seguem em diminuição em abril, se comparadas com o mesmo mês do ano passado. Todos os territórios que compõem o Ceará apresentaram bons resultados. No Estado do Ceará, a redução foi 37,4%, com destaque para Fortaleza, que teve uma queda de 52,4%. Os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e o fortalecimento dos trabalhos operacionais, da inteligência e das investigações feitas pelas polícias cearenses estão impactando positivamente na retração desses números. Os dados são compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).


Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, isso é fruto de uma intensificação das atividades da Polícia Militar e da Polícia Civil. “Aumentaram significativamente as capturas de pessoas envolvidas com a prática de crimes. Então dentro dessa intensificação das operações, focamos sempre naqueles crimes mais graves, como os homicídios, os assaltos, o tráfico de drogas e os crimes sexuais. Então, com essa intensificação das atividades de policiamento preventivo e ostensivo da Polícia Militar, e uma intensificação das atividades de investigação da Polícia Civil, estamos felizmente conseguindo essa redução. 

Mencionando ainda que a atividade de inteligência vem dando amparo às forças de segurança, gerando portanto melhores resultados em números de capturas, e consequentemente, na queda dos homicídios”, ressalta o titular da SSPDS.


Em relação à Capital, acontecerem 69 CVLIs no mês passado, enquanto no mesmo período de 2020, foram 145. No Ceará, foram 275 contra 439. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram registrados 88 CVLIs, em abril último, e 143 no mesmo mês de 2020 (-38,5%). O Interior Sul e o Interior Norte também apresentaram redução, respectivamente de 27,2% e 15,7%. O Sul caiu de 81 mortes no quarto mês do ano passado para 59; e o Norte foi de 70 CVLIs para 59