terça-feira, 4 de maio de 2021

Entidades ambientalistas lançam campanha pelo fim da isenção fiscal dos agrotóxicos no Ceará



Será lançada nesta quarta-feira (5), às 16h, a “Campanha Cearense Permanente Pela Vida - Agrotóxico NÃO, Agroecologia SIM!” Trata-se de uma grande articulação entre entidades representativas de agricultoras e agricultores familiares, ambientalistas, docentes, profissionais de saúde e movimentos sociais em torno da luta pelo fim da isenção fiscal dos agrotóxicos no Ceará. O evento será realizado no formato virtual. 


A campanha é organizada pela Fundação Cepema, Alternativa Terrazul, Rede EcoCeará, Terra do Futuro, MST-CE e mandatos dos deputados estaduais Renato Roseno (PSol/CE) e Moisés Braz (PT/CE). O objetivo é conscientizar a sociedade cearense em torno dos riscos dos agrotóxicos para a saúde pública, reafirmando a defesa da Lei Zé Maria do Tomé (lei estadual 16.820/19), de autoria de Roseno e que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos; e da instituição definitiva da Lei da Agroecologia e da Produção Orgânica, de autoria de Moisés Braz. A transmissão vai acontecer pelo facebook e pelo youtube da TV Atitude Popular e dos mandatos parlamentares. 


“Nos dois primeiros anos de governo Bolsonaro, foram 967 liberações de agrotóxicos. Nosso país está no topo do ranking de consumo de pesticidas no mundo, com graves consequências ambientais e de saúde pública, esta com a conta paga principalmente pelo Sistema Único de Saúde. Não é justo que o cidadão pague imposto pelo medicamento que compra na farmácia e a empresa que fabrica o agrotóxico seja isenta. Esse debate tem de ser travado”, explica o deputado Moisés Braz.



De acordo com Moisés, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso cada vez mais disseminado dos agrotóxicos, e ao mesmo tempo lutar pela criação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. “Essa política foi aprovada na Assembleia na forma de projeto de indicação. Falta agora o Governo do Estado enviá-la de volta ao Parlamento Estadual para que ela possa ser votada e virar lei”, acrescenta