quarta-feira, 12 de maio de 2021

A CPI que já se conhece o resultado é que pode evitar que o Brasil seja o maior cemitério do mundo com vítimas da Covid-19



O Senado Federal está fazendo sua parte ao investigar os erros do governo federal no combate ao Coronavírus.  O negacionismo do governo Bolsonaro em relação a Covid é do conhecimento de toda opinião pública.  “A gripezinha” que já matou mais de 420 mil brasileiros passou a ser do interesse do governo a partir das decisões do STF e do Congresso Nacional que assumiram o papel de protagonismo ao criar leis e fazer cumpri-las.  O governo Bolsonaro está sendo obrigado a atuar e o faz de forma lenta, demorada, procurando caminhos difíceis para ajudar. A lenta liberação de recursos para instalação de UTIs é o exemplo claro. 


O erro mais grave do governo foi negligenciar ao não comprar a vacina no tempo certo para imunizar a população contra a Covid-19. Em apenas dois depoimentos, ficou claro o descaso, as manobras para não adquirir os imunizantes. O caso da vacina da Pfizer, onde o governo se negou a adquirir 70 milhões de doses é a demonstração clara do deboche em relação ao combate à doença. 


A Comissão Parlamentar de Inquérito está fazendo as inquisições corretas.  Tudo que está sendo perguntado e respondido a sociedade tem conhecimento, faltava a documentação oficial para comprovar os atos criminosos na gestão pública em relação a tarefa de combater o Coronavírus. 


Os brasileiros sabem que a CPI da Covid 19 tem suas razões políticas, que existe o confronto entre senadores governistas e da oposição e tem os que são isentos. O jogo de cena se insere no território político, as manobras também, é o caso do ex-ministro Pazuello que está fugindo da CPI, empurrando com a barriga seu depoimento que irá apenas referendar seus erros. O general sabe que terá que comparecer, sua patente não será usada para impedi-lo de sentar no banco dos réus, pelo contrário, a cúpula das Forças Armadas pretende o completo esclarecimento da passagem do general Eduardo Pazuello pelo Ministério da Saúde. 


A sociedade brasileira quer ser vacinada. Os senadores, ao promoverem a realização da CPI, esqueceram ou deixaram para trás o papel do Congresso Nacional de exigir a imediata compra das vacinas, o maior desejo da nação.  O cidadão e a cidadã continuam implorando por uma decisão séria  em relação a compra e chegada dos imunizantes. 


É vergonhoso, para um país como o Brasil, testemunhar que cerca de 5 milhões pessoas aguardam receber a 2ª dose da vacina há 20 dias, seria o reforço necessário para a plena imunização dos brasileiros, dentro da sua eficácia. 


O cidadão mais inocente do Brasil já sabe que o resultado da CPI irá incriminar o governo, também sabe que o relatório não trará a vacina para atender a demanda das crianças, jovens, adultos e idosos. O Brasil quer a vacina. O Brasil não pode ser o maior cemitério do mundo.