sexta-feira, 30 de abril de 2021

Prefeito e Vice de Juazeiro do Norte são cassados pela Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico


O juiz da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, Giacumuzaccara Leite Campos, cassou os mandatos do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (Podemos), por abuso de poder econômico durante as eleições de 2020. A decisão tornou ambos inelegíveis por oito anos, juntamente com o empresário Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação e que também tornou-se inelegível. 


Segundo a sentença do juiz, os então candidatos a prefeito e vice de Juazeiro do Norte usaram irregularmente um helicóptero que pertencia ao Gilmar Bender (PDT) aliado dos candidatos, durante uma carreata realizada às vésperas das eleições que despejava “santinhos” do candidato, sendo inclusive transmitida ao vivo nas redes sociais. 


O juiz afirma ainda que, apesar de ter trazido aos candidatos “grande benefício, a ponto de tornar injusta e desproporcional a propaganda eleitoral”, o uso do helicóptero não aparece na declaração de despesas de campanha de Glêdson e Giovanni. 


Caso ocorra a cassação dos mandatos e a saída do prefeito de Juazeiro do Norte, novas eleições devem ser convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).