domingo, 18 de abril de 2021

Irmã Clemência terá processo de canonização reaberto

 


A causa de Canonização da  Irmã Clemência, filha da caridade e enfermeira de leprosos e tuberculosos,  foi aberta ainda pelo Cardeal Dom Aloísio Lorscheider em 1995 e em 2001 encerrou a fase diocesana sendo encaminhada para o Vaticano, passando 19 anos parada e agora está em fase de retomada.


Um grupo de devotos da freira está atuando no Vaticano e no Ceará. Foi criada uma cota para arrecadar recursos e, ainda, estão promovendo a venda de imagens, botons e santinhos. 


Biografia resumida


Irmã Clemência  [Francisca Benícia Oliveirs ] Nasceu a 23 de agosto de 1896, em Redenção, Ceará. Filha da Caridade de São Vicente de Paulo. Por treze anos trabalhou na cozinha do Colégio da Imaculada Conceição (Fortaleza), numa época em que os fogões eram movidos a lenha e o calor e a fumaça predominavam. Tendo adoecido no trabalho, dele nunca reclamou. Foi, então, transferida para Pacoti (1933), onde instalou o Patronato e iniciou serviço em favor dos pobres. Enviada para Baturité (1943), dedicou-se a Vila dos Velhinhos, da Sociedade de São Vicente de Paulo, e aos doentes. Enfermeira dos pobres foi, também, pedinte junto aos comerciantes, nas feiras, para conseguir doações em alimentos e, em Fortaleza, remédios. Faleceu, santamente, no dia 2 de julho de 1966.