segunda-feira, 22 de março de 2021

O custo político da pandemia faz nascer a esperança da aquisição da vacina. A única saída para salvar vidas

O Brasil está em frangalhos com a intensa força da pandemia de coronavírus. Em alta velocidade, estaremos atingindo, na virada do mês, a marca de 300 mil mortos pela Covid-19, um número expressivo demais para a geração dos processos de avanços tecnológicos capazes de superar tantas  adversidades. 

O novo sempre despertou perplexidade e resistência. Talvez, seja essa a tamanha dificuldade para a política encontrar a solução urgente desse cruel drama sanitário cruel. A sociedade está indignada.  

A classe política e empresários seguem batendo cabeça. Não veem que a única saída é a união de todos em um só propósito: a vacina, imunizar a população. Se a marcha seguir e caminharmos para dizimar a população, não teremos eleitores e consumidores para alimentar o sistema. A língua resiste porque é mole; os dentes cedem porque são duros, dizem os chineses. Tem muita lógica no provérbio. 

O mundo inteiro reclama que é necessário produzir mais vacina. Os empresários, que realmente faturam nas crises, poderiam se associar ao Poder Público e construir grandes fábricas. O diabo é a ganância. Quem tem a fórmula da vacina não repassa. O homem se prostituiu pelo poder e o dinheiro. 

A vacina é tudo para evitar que povos sejam dizimados pelo coronavírus. Não acredito em caridade Acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima pra baixo. Solidariedade é horizontal: respeita e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas. Os homens que decidem poderiam abrir mão da vaidade extrema e o coração para a causa da salvação de vidas, esquecendo o poder político e a conta bancária. 

A realidade, hoje, nos mostra um cenário onde prefeitos, governadores e o governo central sinalizam para um entendimento: a necessidade de adquirir o imunizante. Depois das trapalhadas, desfaçatez e irresponsabilidades, não se sabe onde comprar nem a quem comprar para entrega urgente. São duas mil mortes ao dia por conta da Covid 19.  

A sobrevivência política está fazendo despertar a busca por uma solução. Ainda bem que gestores públicos e parlamentares se conscientizaram da responsabilidade que têm e estão buscando saídas. O que machuca é ver prefeitos, governadores e a presidência da República, só agora, em morna agonia e em situação desesperadora, propondo leis para compra de vacinas. O Brasil perdeu um ano no combate ao coronavírus, por conta de outra doença: o ódio na política. Uma variante do desequilíbrio mental que dividiu a Nação entre direita e esquerda

A política nos mostra caminhos e ensinamentos. Quando você retribui o mal com o mal, você perde toda a razão. Retrucar só piora a briga. Se você agir de forma correta, terá a vantagem moral. Talvez, seja isso o que falta para selar o convencimento da necessidade de se unir para buscar a solução.