segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Movimentos sociais e poder público se mobilizam para mudar cenário da orla de Paracuru

O primeiro passo será dado nesta terça-feira (12), às nove horas, em um dos 20 quilômetros do litoral de Paracuru, que vai da famosa praia do Farol até a praia da Boca do Poço. Nesse trecho, as organizações não governamentais Alta Paracuru, SereiAmor, Ecoação, Batuquê de Praia, Master Dance, Escola de Música e Escolinhas de surf realizarão, ao lado de técnicos da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (Setur), em parceria com a Secretaria Estadual do meio ambiente do Ceará (Sema), um mutirão de limpeza.

Vão ser distribuídos aos participantes do mutirão camisas, sacos de lixo e luvas para coleta de resíduos sólidos na faixa de areia. A expectativa é coletar cerca de 500 quilos de resíduos. “A ideia é conscientizar os permissionários, a população de Paracuru e o turista que chega aqui para desfrutar de nossas belas praias, sobre a importância de manter esse paraíso limpo. Ganha o banhista e, principalmente, o planeta”, explica a educadora ambiental da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Ádyla Lucas.

Ainda de acordo com Ádyla Lucas, uma das maiores preocupações é sobre o destino do coco que é descartado na praia, um dos responsáveis pelo acúmulo de lixo no local. “A prefeitura pretende adquirir uma máquina para triturar o coco para que ele vire adubo.

Paralelo ao Mutirão de Limpeza, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, Ângelo Tuzze, conversa com comerciantes da praia, no Galpão dos pescadores, que fica na praia da Munguba, seguindo as orientações sanitárias da Anvisa, de enfrentamento ao Covid-19. A ideia é discutir questões ligadas a infraestrutura do turismo local e a organização da orla da cidade. Um dos pontos mais importantes é a coleta e o descarte de resíduos sólidos.

A educadora ambiental, Ádyla Lucas destaca primeiramente que a coleta será adequada ao horário da maré. De acordo com o secretário de Infraestrutura, José Jurandir Moura Gomes Júnior, será disponibilizada uma equipe de limpeza exclusiva da praia, no sentido de conscientizar os próprios barraqueiros sobre a importância de manter a praia limpa. O educador ambiental da Setur, Lindomar Alcântara destaca que “o lixo fica espalhado na orla. Além da poluição visual, tem a questão da poluição do oceano”. A ideia é “evitar que esses resíduos venham a deixar o mar de Paracuru ainda mais sujo”, pontua.  

Uma outra questão debatida no encontro é sobre a iluminação da orla, considerada precária. Segundo Tuzze, “a iluminação da orla está deteriorada. Nossa intenção é trocar 14 lâmpadas que estão queimadas e instalar 13 novos refletores pra que a gente consiga iluminar a faixa de areia”. Ainda conforme o secretário, o objetivo é ocupar os espaços públicos já a partir de fevereiro. “Com a nova iluminação a gente quer incentivar a ocupação da orla no período noturno, através da prática de atividades esportivas, como a altinha, o futevôlley, entre outras atividades”.

Paracuru é a única sede de município do interior cearense banhada pelo mar. A cidade tem o mais rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente, com 20 km de litoral, delineado por belíssimas praias que vão desde os pesqueiros da foz do rio Siupé, passando por dunas, enseadas de mar calmo e arrecifes com piscinas naturais, até os manguezais da foz do rio Curu.

Entre relaxar à beira-mar, curtir um passeio de buggy e praticar atividades como kite ou windsurfe, o que não faltam são motivos para visitar o lugar. A cidade reúne uma série de praias incríveis que proporcionam ótimos momentos e agradam todos os tipos de visitantes, seja para descansar ou se aventurar. As principais praias são: Munguba, Pedra Rachada, Praia das Almas, Boca do Poço, Ronco do Mar, Praia da Bica, Carnaubinha e Pedra do Meio.

No futebol, é a cidade natal do jogador Bruno Melo, do Fortaleza Esporte Clube. Já no surf, Paracuru é referência com a atleta Silvana Lima, atleta olímpica da seleção brasileira de surf. Também conta com o atleta Bruno Sales que já foi campeão mundial de Sandboard no Peru, e medalhista no Campeonato Brasileiro de Snowboard na neve do Chile.