sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Enfermeiras relatam a emoção de atuar na campanha de vacinação contra a Covid-19

“Fazer parte da campanha de vacinação é um momento que vai ficar marcado na minha memória para sempre”. O relato da enfermeira Áreli Saraiva resume o sentimento daqueles que trabalham no Centro de Eventos do Ceará vacinando os profissionais da saúde contra a Covid-19. Até a manhã desta quinta-feira (28/01), 29.042 pessoas já receberam o imunobiológico desde o dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras doses da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca.

Poder contribuir com a campanha tem sido uma experiência fantástica, até porque é a maior campanha de imunização do mundo", afirmou Bruna Barbosa

Recém-formada, Áreli afirma ser uma grande oportunidade trabalhar logo no início da carreira na campanha, assim como foi ter participado da quarta fase da pesquisa de soroprevalência nos bairros de Fortaleza. Para ela, a emoção de quem recebe a primeira dose é muito marcante.

"Desde o primeiro dia, vejo muitas pessoas chorarem enquanto a gente aplica a vacina e isso é muito gratificante, saber que estou fazendo parte deste momento. Vivenciar essa experiência vai contar bastante para a minha profissão e logo espero também poder atuar junto a pacientes com Covid”, afirmou.

Bruna Barbosa, outra recente enfermeira, participou da campanha de imunização contra a Influenza em 2020. Ela descreve que vivenciar essa vacinação é como estar trabalhando junto aos profissionais da linha de frente.

“Todos eles já viram coisas muito surpreendentes, que tocam a gente. Eles se emocionam muito tomando a vacina. Poder contribuir com a campanha tem sido uma experiência fantástica, até porque é a maior campanha de imunização do mundo. Tem sido uma satisfação muito grande”, destacou.

Atuante na área administrativa e operacional, a enfermeira há 12 anos, Raquel Saboia, realiza o primeiro atendimento de quem chega ao Centro de Eventos, registrando os dados do profissional no prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes do início da campanha e durante a pandemia, sua rotina tem sido intensa, colaborando com a gestão de insumos e de pessoal em unidades básicas de saúde.

Seu depoimento é semelhante ao das colegas por acreditar no marco que se registra na história da saúde com a chegada da vacina contra o coronavírus, bem como por reconhecer a importância de seu papel como profissional frente à pandemia. “Estamos aqui, todos os dias, prontamente, independentemente do horário. É tudo muito gratificante”, completou.