sábado, 2 de janeiro de 2021

Cantor baiano Léo Santana desbrava praias cearenses

​O cantor baiano Léo Santana, conhecido como o “Gigante” – não só pelo tamanho, mas pelo enorme talento e carisma -, começa 2021 conhecendo as praias do litoral oeste do Ceará. Ele, juntamente com a família, incluindo a dançarina Lorena Improta, chegam neste domingo (03), por volta de 09:00, à praia de Paracuru, a 75 quilômetros de Fortaleza.

​Inicialmente, Léo Santana toma café da manhã na paradisíaca praia da Pedra Rachada, com o prefeito eleito de Paracuru, Wembley Beim (PDT) e artistas locais. De lá, ele fará um passeio de buggy até os Lençóis Paracuruenses, local em que a paisagem mais parece um quadro pintado à mão, com suas piscinas naturais e lagoas em meio ao campo de dunas. O lugar é ideal para quem busca tranquilidade. 

​Em seguida, Léo Santana segue para a praia do Quebra-Mar, aonde terá aula de kite surfe, sob a supervisão da campeã mundial de surfe, Silvana Lima. A sua primeira visita a Paracuru termina na casa da Mestra da Cultura, Mariinha da Ló, responsável por promover a interação social e os saberes na área cultural, através de seu grupo de Pastoril.

​Da casa de Dona Mariinha da Ló, o cantor baiano segue para a praia de Lagoinha, em Paraipaba, a 95 quilômetros da capital cearense, aonde almoça no Hotel Viva Mar, a convite da prefeita eleita de Paraipaba, Ariana Aquino (Republicanos). De lá, Léo Santana e a namorada Lorena Improta percorrem - em companhia da prefeita Ariana Aquino e de seu esposo, Vicente Aquino -, as dunas da Lagoinha de buggy e quadriciclo até a Lagoa das Almécegas, um paraíso com suas águas calmas e mornas. O dia do artista finaliza com um passeio de barco, retornando, em seguida, com muita “resenha” pra contar, para Fortaleza.

A MESTRA MARIINHA DA LÓ

Filha natural da cidade de Trairi, Mariinha da Ló trouxe a cultura de gerações passadas de sua família. O pastoril teve suas primeiras apresentações em pátios escolares e quintais de casas do município de Paracuru. A mestra alega que seus pais e avós eram apaixonados pela cultura natalina e esse amor se refletiu em sua vida.

Em 2008 recebeu o título de Mestre da cultura tradicional popular do Ceará. Desde 2006 a mestra participa dos encontros de mestres do mundo promovidos pelo governo do estado do Ceará, e também do Ceará Natal de Luz e da mostra regional e Estadual. Em 2016 a mestra Mariinha da Ló foi homenageada pelo evento na Praça do Ferreira, em Fortaleza, momento que enalteceu o valor e o reconhecimento da mestra.