terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Atividade da construção civil volta a crescer no Ceará

O nível de atividade da construção civil no Ceará voltou a crescer. É o que mostra a Sondagem Indústria da Construção, relativa a novembro, divulgada nesta segunda-feira (18/1) pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa aponta também crescimento considerável da utilização da capacidade operacional. Ambos os indicadores registraram aumento, em relação a outubro, de oito pontos e oito pontos percentuais, respectivamente.

No entanto, diferentemente de outubro, o desempenho favorável da indústria da construção não resultou em alta de empregos. O nível de emprego ficou em 49,3 pontos. Apesar do decréscimo, a média estadual ficou acima da registrada no Brasil, que marcou 49,1 pontos.

Diante do quadro positivo, os empresários demonstraram otimismo para os próximos seis meses em relação ao número de empregados ao marcar 62,5 pontos, um aumento de 7,5% quando comparado a novembro. No Brasil, o indicador também permaneceu positivo e registrou 54,6 pontos.

No Ceará, o índice de expectativa de Novos Empreendimentos e Serviços para os próximos seis meses apresentou crescimento ao marcar 61,5 pontos, ficando acima do registrado no Brasil, que atingiu 55,6 pontos. Esse resultado no Ceará também é superior ao registrado no mesmo período no ano anterior, quando o índice pontuou 57,2.

“Ainda que essa melhora não tenha sido acompanhada por uma expansão do emprego, os empresários demonstraram aumento do otimismo para os próximos seis meses em relação ao número de empregados, nível de atividade, compra de matérias-primas, novos empreendimentos e intenção de investimento. Esse aumento na confiança sinaliza uma recuperação da construção civil no início do ano”, Aline Campelo Valente, pesquisadora do Observatório da Indústria.