quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Vacinar é preciso


Por Moacir de Sousa Soares - 
Pedagogo, Psicólogo e Mestre em Saúde Pública.

Neste final de ano, meus votos são para que todos os  brasileiros tenham acesso a vacina contra a COVID-19 de forma correta, segura e ofertada em larga escala, enquanto política de saúde do SUS e não política partidária. 

Vacinar é preciso, somente um imunizante testado e aprovado, poderá ser capaz de frear essa doença que já infetou 6.728.452 e matou 178.995 mil pessoas no país. Em nosso Estado, os números são: 312.068 mil infectados e 9.762 óbitos. E em Fortaleza, mais 73 mil pessoas contraíram o vírus e 4.041 perderam a vida. É uma verdadeira tragédia sanitária sem paralelos que marcará esse século, como a pandemia que mais provocou óbitos, que destruiu a economia e afetou a humanidade em  vários aspectos da vida. 

A vacina é o passaporte para nos livrar desse mal que ressurge em tom de ameaça real a vida. Vale ressaltar que atualmente são 27 vacinas em testes no mundo. Sendo que três já estão aprovadas para uso e já estão sendo testadas no Brasil: a CoronaVac, a de Oxford e a da Pfizer + BioNTech. 

Precisamos de um intensa mobilização social, para que qualquer uma desses imunos biológicos supracitados, sejam adquiridos e disponibilizadas a população brasileira. 

O povo precisa e merece receber essas doses de proteção. Afinal, diz a Constituição Federal no seu artigo 196, que a "Saúde é um direto de todos e dever do Estado". 

Viva a vida e SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR.