quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Presidente da Câmara de Canindé tem habeas corpus negado

Alan Panta vai continuar preso após desembargador do TJCE negar Habeas Corpus Os outros dois alvos da operação, também, tiveram pedidos de liminar negados pela justiça.

A defesa de Francisco Alan de Oliveira Uchoa, o Panta, entrou nesta quarta-feira (30), com pedido de Habeas Corpus Criminal, pedindo a liberdade do vereador. O pedido de liminar foi distribuído durante o Plantão Judiciário por conta do recesso natalino. 

O desembargador plantonista Mário Parente Teófilo Neto, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), negou o pedido de liminar e remeteu os autos à distribuição regular, ou seja, a comarca local. Com a decisão o vereador deve continuar preso, conforme determinou a Justiça pelo período de 5 dias, podendo ainda ser prorrogado. 

A prisão

Panta foi preso temporariamente pela Polícia Civil na última segunda-feira (28), por meio de prisão cautelar determinada pela justiça. Segundo a polícia, o vereador e outros suspeitos são investigados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, ameaça, tentativa de homicídio e associação criminosa.

Outros envolvidos

A defesa dos vereadores diplomados, Giovane Lira e Manoel Deodato alvos da operação da Polícia Civil, também entraram com pedido de liminar na Justiça. No caso de Lira, a defesa entrou contra as medidas cautelares determinadas pelo juiz que autorizou a busca e apreensão, mas foi negada pelo desembargador de plantão do Tribunal de Justiça. No caso de Deodato, seu advogado pediu para ter acesso ao processo, mas não soube informar qual processo, e com isso o pedido não foi atendido pela justiça.