sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Ciro inverte a pauta e chama o PT antilula para se aliar às esquerdas e partidos de centro

As urnas revelaram vencedores e derrotados. O DEM, presidido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, foi o partido que mais cresceu. Outros partidos de centro, também, cresceram, com destaque para o PSD e o PP,  numa sinalização clara do eleitor, que resolveu por fim ao radicalismo de direita e esquerda. 

O bolsonarismo foi rejeitado, o Lulismo banido das capitais e grandes cidades. O PT encolheu, não figura mais entre os grandes partidos, está fora do top 10 das legendas com mais prefeitos. São apenas 182 os petistas vitoriosos que irão governar  cidades pequenas. No Ceará, o petismo obteve os melhores resultados , todos territórios liderados pelo governador Camilo Santana, o mais ilustre filiado.

Surfando nas vitórias do PDT e aliados pelo país e, ainda, com o sucesso do DEM, eventual aliado na aliança ao Planalto, em 2022, Ciro Gomes aplicou um mata-leão no lulopetismo, ao convidar grifes petistas para dialogar e ajudar a construir uma  aliança de centro-esquerda no país. Ele foi no fígado, jogou Lula nas cordas. Incendiou o PT e a era Lula parece que dará uma pausa. “O Lula deveria aposentar planos de disputar eleição”, disse Ciro, em São Paulo, após perceber que o resultado  da eleição municipal, quando a população disse não à estratégia de Lula em lançar candidatos que foram ministros, atuais deputados, ex-prefeitos e ex-governadores. Todos fracassaram, jogados aos leões. 

A estratégia de Ciro é manter contato com partidos de centro e de esquerda para se cacifar, com ampla aliança lhe garantindo bom tempo de rádio e televisão. Com a pandemia de coronavírus destruindo candidaturas ao Planalto, ele viu o campo aberto para  prosseguir com seu projeto de tentar chegar à Presidência, enfrentando Bolsonaro, que já prepara sua estratégia por mais  quatro  anos. 

O presidente Bolsonaro, por meio do seu ministro da Saúde, o general Pazuello, conseguiu embolar o processo de registro da vacina contra o Covid 19. Os laboratórios já venderam suas produções para outros países. O ataque ao governo federal vai aumentar. Os americanos começam a vacinar dia 15. Os russos estão vacinando e os chineses, também. No final de semana, os londrinos estarão sendo vacinados. A oposição vai cobrar a vacina e sua aplicação.

O presidente da Câmara dos Deoutados, Rodrigo Maia, se aproximou de Ciro Gomes, fez afagos ao pedetista. Quer o lugar de vice na chapa. É cedo para definições, mas não deixa de ser um nome capaz de agregar. Maia é habilidoso e mantém diálogo com líderes de partidos importantes, para ampliar ampliar uma provável aliança de centro-esquerda .

A próxima eleição já tem data marcada: outubro de 2022. Até lá, não teremos pandemia de Covid 19, mas um campo aberto e fértil para debates sobre o futuro do Brasil. Estará em jogo o juramento do governo de direita, ora estabelecido, através do presidente Bolsonaro. 

Existe uma certeza: o país precisa sair do atoleiro, pisar no acelerador. O radar do eleitor está ligado. Ele sinalizou que quer ouvir, avaliar e decidir na urna o futuro da Nação.