sexta-feira, 6 de novembro de 2020

TRE decreta fim de aglomerações na campanha eleitoral

O TRE colocou freio na irresponsabilidade dos dirigentes de partidos e candidatos. Fez bem!m. Estava insustentável a questão das aglomerações em tempos de pandemia nos municípios cearenses.

Os maiores responsáveis são os dirigentes de  partidos e candidatos que, na intenção de mostrar prestígio e apoio político, financiam carreatas e caminhadas, além de comícios, com paredões de som. Algo que chega ao limite da irresponsabilidade e desrespeito à  saúde pública.

Tardia, mas necessária, a decisão da justiça eleitoral põe freio a um absurdo, que cresceria ainda mais na reta final de campanha. As medidas restritivas adotadas pelo juízes de forma isolada já haviam apresentado resultados, com a redução dos casos de Covid 19 no território cearense.

A decisão do governador Camilo Santana de impedir eventos, mandar multar e proibir shows colocou a casa em ordem. A decisão do TRE já situou o Ceará entre os estados que apresentam redução nos registros de coronavírus.

Fatos políticos e planos de governo não são construídos em caminhadas, carreatas e comícios, mas, sim, por meio dos atos de campanha . Em tempo de pandemia, os meios de comunicação devem ser os canais para levar ao eleitor planos, promessas, sonhos e o debate político.

No mais poderoso país do mundo, a campanha foi restritiva. Na Europa, a segunda onda está provocando o fechamento da economia e o isolamento social, o famoso "fique em casa", mesmo com a revolta da comunidade.

As pesquisas mostram, claramente, que um universo de 30% dos brasileiros não pretendem sair de casa para votar. O mal exemplo dos candidatos, em promover comícios e aglomerações, afastou ainda mais o eleitor, principalmente os que pertencem a grupos de risco.

O Ibope, na sua última pesquisa, realizada em Fortaleza, sacramentou uma informação importante, ao identificar que apenas 3% dos eleitores que pretendem votar, ainda não escolheram seus candidatos. Fica claro que toda essa aglomeração nas ruas tem o sentido de mostrar poder, exibicionismo para vender imagens e passar a impressão de campanhas populares. O eleitor já decidiu: não quer ser vítima da Covid 19.