quarta-feira, 4 de novembro de 2020

O debate

O debate, que marcou o início das transmissões da TV Otimista, foi o primeiro da campanha eleitoral, uma resposta positiva ao desafio em colocar, frente à frente, os principais candidatos a prefeito da capital cearense. O evento respeitou os protocolos sanitários e mostrou que é possível discutir, em alto nível, os problemas de uma metrópole.

Os nove candidatos exibiram motivação, conhecimento das suas propostas, mas poucos transmitiram sobre gestão, situando suas falas em retóricas. Palavras ao vento.

Sarto, Wagner e Luizianne mostraram porque lideram as pesquisas. Estão focados, têm metas e conhecem a máquina pública. Os três proporcionaram os melhores momentos , quando o embate necessitou de mais energia. 

Sarto surpreendeu, fazendo perguntas diretas ao seu maior adversário, o candidato Capitão Wagner, e mandou uma flecha. Por mais de uma vez, o candidato do PDT tratou ô do PROS como chefe de motim. Wagner respondeu, com  o seu disparo de sempre, colocando Sarto como candidato de Ciro e Cid. Este se orgulha dessa parceria. Para o público do Capitão, foi uma boa retórica.

A surpresa maior do debate ficou no forte ataque do candidato Heitor Freire (PSL) contra a petista Luizianne Lins. Ele condenou a aparição do ex-presidente Lula na propaganda dá candidata. "Você deveria ter vergonha de exibir um presidiário, que afundou o país em corrupção", disparou, provocando um bate- boca. Luizianne retrucou, acusando Freire de representar Bolsonaro, "um genocida, chefe de família que virou quadrilha, que acabou com o emprego e vendeu o Brasil aos americanos".

A leitura que se pode fazer, de forma analítica do debate na TV Otimista, é que a realidade de hoje, da campanha eleitoral, em Fortaleza, foi nacionalizada. Bolsonaro, Ciro e Lula foram personagens do evento, o que demonstra, claramente, a influência da eleição de 2022 no campo municipal, dois anos antes.

O candidato Sarto foi o que tirou maior proveito do debate, ao encaixar seu projeto e discurso político em suas intervenções. Foi claro, objetivo e soube aproveitar cada segundo ofertado. “Ajudado” pelos colegas candidatos, não recebeu ataques.