terça-feira, 24 de novembro de 2020

Martinópole pode ter novas eleições, com o indeferimento da candidatura de James Bel

O prefeito eleito de Martinópole, James Bel (PP), corre o risco de não assumir a prefeitura. Isso porque o Ministério Público Eleitoral pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o indeferimento do registro de sua candidatura. O TSE acatou recurso do MP para enquadrar o candidato na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 64/90). 

James Bel é o mesmo que foi afastado pela Operação de Antidesmonte, deflagrada pelo Ministério Público, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no final de 2016, tendo em vista que o relatório do Tribunal de Contas identificou o desvio de recursos, inclusive, da Escola Vicente Arruda, no interior do município, onde ele teria desviado cerca de meio milhão de reais em uma suposta reforma. 

Além disso, James Bel é o mesmo que têm dois tios, Batista Dentisa e Chico Dentista, foragidos da Justiça, por terem participação na morte do radialista Gleydson Carvalho, no dia 6 de agosto de 2015, quando este estava trabalhando na Rádio Liberdade FM. Os dois encontram-se foragidos, até hoje, e, segundo testemunhas, são sustentados pelo sobrinho, com recursos financeiros. 

Por tudo isso, o município de Martinópole corre o risco de ter novas eleições. O ministro Alexandre de Morais é o relator do caso e já indeferiu a candidatura. No entanto, James recorreu ao Pleno e até mudou de advogado, para tentar reverter o quadro, mas tudo indica que seu indeferimento será irreversível.