quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Em Aracati, Bismarck Maia, reeleito, derrota toda a oposição reunida

Reeleito para mais quatro anos à frente da gestão municipal, o prefeito de Aracati, Bismarck Maia (PTB), consolidou sua liderança política no município. Isso porque, além de passar pelo crivo das urnas, conseguiu impor uma derrota a toda a oposição, que se reuniu em torno de Caetano Guedes Neto (PSB). 

O petebista conquistou 23.978 votos, o que representa 55,68% do total válido. Guedes obteve 19.085 votos (44,32%). Houve 12,82% de abstenção, 1,78% de votos brancos e 4,53% nulos. O resultado da corrida eleitoral para a Câmara Municipal, também, resultou na conquista da maioria das cadeiras pelos aliados de Bismarck.

A vice-prefeita, também reeleita, é Denise Menezes (PT). A dupla de gestores foi vitoriosa pela coligação Seguir em Frente, formada pelos partidos PTB, REPUBLICANOS, PP, PT, PL e PV. Já Guedes, reuniu PSB, MDB e DEM.

Considerada a força política por trás do candidato derrotado Guedes Neto, o ex-prefeito Expedito Ferreira contabiliza a sexta derrota consecutiva para Bismarck, pai do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT). 

Outro opositor que saiu menor do que entrou foi o ex-prefeito Ivan Silvério. Nem mesmo agregado à oposição, conseguiu êxito para o legislativo municipal. Silvério era prefeito, quando Bismarck elegeu-se, pela primeira vez, em 2016.

Distante cerca de 130 km de Fortaleza, Aracati, no Litoral Leste, tem quase 75 mil habitantes. Cidade história do Ceará, o município, atualmente, possui uma economia baseada em serviços, turismo e energias eólica e petrolífera.