sábado, 14 de novembro de 2020

Compra de votos: candidato à Prefeitura de Iracema é alvo de operação do Ministério Público Eleitoral


O Ministério Público Eleitoral realizou, nesta sexta-feira, 13, a Operação Areia Lavada, em conjunto com a Polícia Civil, no qual cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do candidato à Prefeitura do município de Iracema, Celso Gomes (PT), e do vice-prefeito, Evaristo Magalhães (PT). A operação visa investigar a prática de compra de votos pelos candidatos na cidade, localizada a 285 km de Fortaleza.

Em nota, o Ministério Público Eleitoral informou que tomou conhecimento de uma conversa gravada em que é citado sobre uma suposta entrega de barro e areia aos apoiadores dos candidatos. Durante a operação, foram apreendidos dinheiro, celulares, notebooks, pen drives, agendas entre outros materiais, que passarão por perícia para identificar possíveis práticas criminosas.

O candidato à Prefeitura de Iracema, Celso Gomes (PT), e o vice-prefeito, Evaristo Magalhães, não retornaram ligações para esclarecer sobre o caso até o fechamento desta matéria. A ação ocorreu por meio da Promotoria de Justiça da 86ª Zona e visa esclarecer indícios de corrupção eleitoral do município.

Confira a nota na íntegra:

“O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria de Justiça da 86ª Zona, informa que a Operação Areia Lavada cumpriu mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (13/11), para apurar denúncia de que os candidatos à Prefeitura do Município de Iracema estariam comprando votos com a promessa de entrega de barro e areia. O MP tomou conhecimento de uma conversa gravada em que é citado sobre uma suposta entrega de areia aos apoiadores dos candidatos. A Justiça deferiu os mandatos e foram apreendidos dinheiro, celulares, notebooks, pen drives, agendas, entre outros. O material passará por perícia para identificar possíveis práticas criminosas e adoção das providências cabíveis.”