domingo, 4 de outubro de 2020

Sinalização das pesquisas aponta para derrota do PT nas capitais, principalmente, do Nordeste


O Ibope está iniciando a primeira sondagem junto ao eleitor para aferir sua intenção de voto na eleição municipal de 15 de novembro, em todo o país. A primeira rodada aponta para uma tragédia das candidaturas do PT. A melhor colocação está com a candidata do PT no Recife , 14%. O eleitor recifense parece planejar um segundo turno, com a esquerda enfrentando a direita de Bolsonaro. Em São Paulo, Belo Horizonte, São Luiz e Palmas os petistas estão com 1%.

Lula, que já agendou viagem para Fortaleza, terá uma missão quase impossível de tentar tirar do chão seus aliados. Ele bateu na mesa e disse que iria lançar candidaturas próprias, quando os líderes nos estados preferiam alianças.

Dois casos que chamam atenção. Em Belém, onde uma frente de esquerda foi lançada, com um candidato do PSOL puxando a coligação, pode vencer no primeiro turno  Lá, candidato das esquerdas  tem 40% das intenções de voto. Se o PSB passar a apoiar, pode vencer. Em São Luiz, onde as esquerdas não se uniram, o candidato bolsonarista do Podemos tem 43% da preferência. O governador Flávio Dino será enterrado. Seu candidato tem 5%.

Ciro Gomes, mais uma vez, tinha razão, ao proclamar o fim do que chama de lulopetismo. O eleitor parece procurar, com lupa, alguém para votar. Enquanto os partidos de esquerda batem cabeça, Bolsonaro vai avançando sobre o eleitorado, aplicando pacotes de bondades.