sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Sarto cresceu rápido, Luizianne ampliou eleitorado e Wagner lidera, segundo o Ibope

A pesquisa do Ibope, divulgada na noite de quarta-feira, 14, criou um novo ânimo na eleição em Fortaleza. A disputa ganhou em emoção. O primeiro levantamento confirma a correta estratégia do prefeito Roberto Cláudio de ter escolhido o médico Dr. Sarto como candidato a prefeito. Ele não só cresceu rápido nas intenções de voto, como tem a menor rejeição entre os concorrentes diretos. A candidata do PT, também, surpreendeu. Luizianne entrou na faixa de concorrência a uma vaga no segundo turno. Um contexto que surpreendeu positivamente os lulistas e petistas históricos. A imagem de Camilo Santana e de Lula, atreladas à sua campanha, podem ter contribuído. Luizianne está aumentando a carga da imagem do governador  na sua campanha. 

O candidato Capitão Wagner está na liderança. Sempre presente nas redes sociais e ativo na rua, ele começa a sofrer o impacto da artilharia pesada dos oponentes, principalmente, por parte parte dos grupos de Luizianne e do candidato Sarto. O motim dos militares, em fevereiro deste ano, tomou a pauta dos ataques a Wagner. Normal em uma campanha eleitoral onde quem está embaixo quer derrubar o líder das pesquisas.

O Capitão, com toda sua experiência e apoios expressivos, já lançou um vídeo, exibindo as vantagens de ser aliado do governo federal. Não citou o presidente Bolsonaro. Deve ser estratégia para os próximos dias. A realidade impõe ao candidato do PROS o uso da imagem do presidente na campanha. "É importante o apoio do governo federal. A Prefeitura de Fortaleza não pode fazer oposição ao governo", diz Wagner, no vídeo que circula nas redes sociais. 

Com impressionante volume de campanha, Dr. Sarto, mesmo recolhido em casa, por conta do coronavírus, parece estar nas ruas e presente entre os eleitores. Ele é visto na TV, nas redes sociais, fala no rádio com frequência. Nas minicarreatas, passeios ciclísticos e caminhadas, seu nome é citado, o tempo inteiro, através de informes. Ciro, Cid, Camilo, Roberto Cláudio, Antônio Henrique e mais de 600 candidatos a vereadores promovem movimentos de campanha, pela manhã, no final da tarde e à noite. O amarelo de Sarto vai colorindo bairros, de forma organizada, sincronizada. 

Luizianne Lins é beneficiada nessa campanha, por dois fatos. A influência de Lula e a boa avaliação do governador Camilo Santana, apesar deste apoiar a candidatura do Dr. Sarto. Sua performance na pesquisa, também, tem a ver com ela, uma liderança política com serviço prestado, que não esconde seus posicionamentos.

A pesquisa tem um aspecto considerado decisivo: a força de Ciro Gomes, pré-candidato a presidente República. Ele é o líder do projeto administrativo do Ceará, no qual o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana estão inseridos, ocupando os dois mais importantes cargos públicos em território cearense. No enfrentamento de popularidade, Bolsonaro tem apenas 26% de influência. Pouco, ainda. Ciro influi em mais de 50% na transferência de votos para o Dr. Sarto.

As pesquisas serão frequentes até 15 de novembro, data do primeiro turno da eleição. Muitos fatos políticos estão por vir e podem alterar o quadro eleitoral. Os debates devem ajudar, mas as dificuldades são grandes. O TSE esqueceu de alterar a norma eleitoral para os confrontos. Não se pode colocar, em um estúdio, 10 candidatos. É um risco. A pandemia de coronavírus segue contaminando, matando.


.