quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio anuncia a construção de seis Hortas Sociais em Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio assina, nesta sexta-feira (16/10), às 9 horas, a ordem de serviço dando início à construção de mais seis estufas do projeto Hortas Sociais em Fortaleza.

O objetivo é fomentar a agricultura social urbana, a segurança alimentar e a inclusão dos idosos.

As obras das novas hortas serão realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e terão duração de seis meses. Com investimento de aproximadamente R$ 2,9 milhões o projeto será implantado nos bairros Jardim das Oliveiras, Conjunto Palmeiras, Ancuri, Jacarecanga, Mondubim e Vila Velha, onde a comunidade idosa beneficiada passará a produzir hortaliças 100% naturais, participando de todo o cultivo e colheita, de forma gratuita.

Cada equipamento terá mais de mil metros quadrados de área com sistema de irrigação automatizado por gotejamento, estufa com 10 módulos com suportes em madeira Massaranduba, onde serão fixados os canteiros produzindo em fibra de coco, além de dois containers, onde funcionarão a área administrativa do equipamento, banheiro e depósito.

Sobre as Hortas Sociais

Instituído pela Prefeitura de Fortaleza em 2016, o projeto Horta Social tem contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que incentiva a agricultura urbana.

A iniciativa, que é realizada pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), já implantou três Hortas Sociais na cidade de Fortaleza, sendo duas no Conjunto Ceará e uma no bairro Granja Portugal, beneficiando, ainda, famílias dos bairros Genibaú, Autran Nunes, Granja Lisboa e Bom Sucesso.

Hortas Sociais é um projeto com objetivo de promover a garantia de segurança alimentar, incentivo à agricultura familiar urbana e estímulo ao convívio social de famílias de idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio da produção de hortaliças como couve manteiga, coentro, alface americana e crespa além de pimentinha de cheiro, tomate cereja, pimentão vermelho, pimentão verde e pimentão amarelo. Atualmente, mais de 3 mil idosos estão inseridos em atividades dentro das hortas, onde recebem minicursos de cultivo de hortaliças, além de acompanharem todo o manejo e a colheita de tudo que é produzido.  

O Projeto Horta Sociais é executado por meio do Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – NUPROCE (Instituição sem fins lucrativos), dentro da iniciativa “Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso”, que capta recursos via Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza.