quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Polêmica: Secretaria do Meio Ambiente vai proibir animais domésticos no Parque do Cocó. Donos terão que procurar outro local

O Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC) estadual se reuniu e tratou de uma série de normas do Parque Estadual do Cocó. Dentre elas, a proibição da permanência e circulação de animais domésticos nas trilhas e nas áreas de floresta da Unidade de Conservação.

 “Hoje, normatizamos essa questão, que, agora, será referendada pelo Plano de Manejo do Parque, até o final do ano”, informou o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno. Ele lembrou que foram três anos de debate sobre o tema.

O conselheiro Galba Vinícius Barbosa concorda com a decisão. Segundo ele, já está comprovado que uma unidade de conservação de proteção integral é um espaço para animais silvestres e que os donos de pets devem buscar outras áreas para levar seus animais. “Os animais silvestres perpetuam a biodiversidade e por isso as autoridades estão de parabéns”, declarou. Liane Queiroz, do Instituto Verdeluz, parabenizou a construção do Plano de Manejo e destacou que o Cocó não é um parque urbano. “É uma UC e o último refúgio da fauna silvestre em Fortaleza”, disse.