terça-feira, 22 de setembro de 2020

Senadores apresentam manifesto pela distribuição de medicamento à base de Canabidiol pelo SUS


O senador Eduardo Girão (Podemos/CE) entregou na última sexta-feira (18/9) um manifesto com o apoio de 28 senadores, ao Ministério da Saúde sugerindo que o SUS inclua os remédios à base de Canabidiol, uma das substâncias da maconha, na lista dos remédios fornecidos gratuitamente aos pacientes que precisam fazer uso desses produtos em seus tratamentos.

Segundo o manifesto, "no Brasil com a anuência do Conselho Federal de Medicina, médicos têm indicado o uso compassivo do CBD principalmente para o tratamento de epilepsias refratárias e outros tratamentos em crianças. Há relatos de melhoras desses pacientes, principalmente quanto à redução da frequência dos episódios de crise convulsiva."


O medicamento foi regulamento pela Anvisa, mas o custo é muito alto ultrapassando mais de R$2 mil. Muitos pacientes ainda têm que importar os produtos à base de canabidiol a altos preços ou adquiri-lo de organizações voluntárias que o manipulam sem o devido respeito aos protocolos sanitários a partir de óleos ou extratos da planta.

"Reconhecemos as necessidades das famílias, o alto custo dos produtos importados e, em alternativa ao enorme risco da permissão do plantio e o cultivo da Cannabis no território brasileiro, por isso pedimos a distribuição do medicamento a base de Canabidiol pelo SUS", explicou no manifesto.