segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Sarto é a primeira planejada candidatura saída do forno do pensador Roberto Cláudio


O prefeito Roberto Cláudio se tornou espécie de coruja e águia dentro do PDT. A coruja é a inteligência, a gigantesca capacidade de usar as noites para pensar estratégias. O prefeito de Fortaleza, também, se tornou uma águia, por representar o poder e liderança de uma nova geração política. A juventude que está dominando o PDT do Ceará. As velhas raposas do partido deram a Roberto Cláudio a chave para tocar o projeto de sequência e a possibilidade de construir um plano para manter o partido no comando de Fortaleza, a quinta capital do país. Roberto Cláudio , independentemente do resultado da eleição, será o candidato à sucessão de Camilo Santana, em 2022.

O lance político produzido por Roberto Cláudio exibe um arrojado plano de ação. O prefeito penetrou no sentimento da visão política de Ciro Gomes(ele e Sarto estão juntos na política há 32 anos) e conseguiu, em 2019, indicar José Sarto para presidir a Assembleia Legislativa. Sarto, avalizado pela cúpula pedetista, alimentou os colegas parlamentares, com a forte declaração de que acabaria com a reeleição para o cargo de presidente da Assembleia. Em outro lance, Roberto Cláudio bancou Antônio Henrique, ligadíssino a Sarto, para presidir a Câmara de Vereadores. Sarto e Antônio Henrique andaram um ano e meio juntos, nos bairros da capital, e juntaram, no entorno do poder, os vereadores e lideranças comunitárias.

A manobra foi perfeita, mas tinha um tira-teima: Sarto seria o melhor para o momento, com a pandemia sendo um fato inesperado? Roberto Cláudio, mais uma vez, manobrou bem. Lançou como pré-candidatos todos os aliados que sonham em ocupar sua cadeira e produziu um fato novo: o debate sobre a cidade, pontuando a pandemia de coronavírus e a sequência do seu projeto nas áreas da educação, social, mobilidade e turismo. Sarto, por ser médico, levou vantagem nas discussões e cravou sua escolha. Quem prestou atenção ao momento do anúncio deve ter notado que Roberto Cláudio fez questão de frisar as qualidades do médico “Dr. Sarto”, que trabalhou em toda periferia, atendendo a população.

O agora “Dr. Sarto”, candidato a prefeito de Fortaleza, é a primeira candidatura planejada, que preenche todos os itens de uma pesquisa qualitativa pensada há dois anos.

O comportamento do deputado como presidente da Assembleia sempre sinalizou que existia um plano em andamento para colocá-lo no comando da Prefeitura de Fortaleza. Sarto tinha agenda junto ao povão, aos movimentos sociais, à cultura e, também, ao empresariado. Todo o processo foi bem planejado.

Roberto Cláudio, coruja e águia, vai para a última etapa do plano, que é o dia 15 de novembro. A pandemia pode ter atrapalhado, mas a manobra, construindo a expectativa sobre quem seria o candidato à sua sucessão, foi genial. A cidade inteira, em casa, nos bares, nos ônibus e na igreja perguntava: quem é o candidato?

Camilo Santana e Roberto Cláudio serão os grandes cabos eleitorais da campanha. Ciro vai viajar pelo país, fazendo campanhas com aliados, para fortalecer sua candidatura presidencial em 2022. O senador Cid Gomes, que recebeu 85% dos votos, em Fortaleza, pode ser ativado, se necessário. A capital já sabe quem são os pretendentes ao posto mais importante do serviço público municipal. Agora, é ouvir, avaliar, discutir e votar.