quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Ceará tem a maior nota no Ideb, em 2019, para as escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental


O Ceará atingiu a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental, de acordo com dados divulgados na última terça-feira (15) pelo Ministério da Educação. O Ceará saiu da terceira posição, que ocupava em 2017, para o primeiro lugar, junto com São Paulo. A variação para essa rede, no período entre 2005 e 2019, foi de 2,4 pontos, ou seja, o Estado saiu da 17ª colocação, em 2005, para a maior nota alcançada entre os estados brasileiros, em 2019. Entre os municípios cearenses, 83,7% alcançaram suas metas, uma diferença expressiva em relação ao segundo colocado, Pernambuco, que teve apenas 65,4% dos municípios com as metas atingidas para 2019.

Mas, as boas notícias não param por aí. A evolução dos estados brasileiros segundo a rede total (escolas públicas e privadas) mostra que o Ceará alcançou a sexta maior nota do país em 2019, posição que vem mantendo desde 2015. Apesar disso, o Ceará foi o que mais evoluiu na nota, saindo de 3,2, em 2005, para 6,4, em 2019.  Em todos os anos analisados, o Ceará atingiu suas metas estabelecidas e superou, em 2015, a meta final do período (2005-2021), que era de 5,4. Os números, e muitos outros, estão no Enfoque Econômico (nº 222 – setembro/2020) Análise dos resultados do Ceará no Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb/2019), que acaba de ser publicado pela diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o trabalho, que tem como autores a assessora Técnica do Ipece Luciana de Oliveira Rodrigues e Márcio Pereira de Brito, secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o resultado do Ideb (apenas para escolas públicas) demonstra que o Ceará ocupou a terceira maior nota entre as unidades federativas do Brasil, duas posições acima da observada em 2017, dividindo essa colocação com Minas Gerais e Santa Catarina, que atingiram a nota de 6,3, em 2019. Mais uma vez, o Estado se destaca como maior evolução no crescimento absoluto da nota Ideb, sendo o único a crescer mais de três pontos no período de 2005 a 2019.

Para Luciana Rodrigues, grande parte do desempenho cearense se deve aos programas de incentivos aos municípios por meio da cota parte do ICMS e do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC). “O MAIS PAIC tem o objetivo de alfabetizar as crianças nos primeiros anos escolares. Nota-se que o crescimento na nota do Ideb foi mais significativo a partir de 2007, ano em que o programa foi lançado pelo Governo do Estado do Ceará. Com o sucesso alcançado pelo Programa no Ceará, em 2012, o Governo Federal lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), assumindo um compromisso formal entre governos federal, estaduais e municipais para assegurar que todas as crianças brasileiras fossem alfabetizadas até os oito anos de idade ou ao final do 3° ano do ensino fundamental.”

O Ceará também foi o estado que teve mais municípios que cumpriram as metas estabelecidas para o ano de 2019. Dos 184 municípios cearenses, 98,9% atingiram suas metas.  Apenas Aurora e Paramoti não alcançaram a nota projetada. Outra informação importante é a diferença entre a nota alcançada e a meta estabelecida: o Ceará é o que apresenta a maior diferença positiva, de 1,5 ponto. Alagoas que, aparece na segunda posição, a diferença é de 1 ponto. Rio de Janeiro possui a maior diferença negativa, ou seja, não atingiu a meta em 2019, faltando 0,5 ponto para alcançá-la.