domingo, 6 de setembro de 2020

Ações educativas e de fiscalização para o uso da máscara abordam mais de 16 mil pessoas no Ceará


Devido à pandemia da Covid-19, o uso de máscaras se tornou obrigatório em todo o território cearense. Para fazer cumprir essa obrigatoriedade, as esferas estadual e municipais realizam uma série de ações de fiscalização e prevenção, em todo o Ceará.

O objetivo das abordagens é orientar, conscientizar e muitas vezes, até distribuir máscaras de tecido, panfletos educativos e álcool gel 70%.

O uso da máscara, sejam compradas ou caseiras, está entre as medidas de proteção coletiva recomendadas contra a infecção do novo coronavírus (Covid-19). A recomendação se baseia no fato de muitas pessoas estarem infectadas e ainda não apresentarem os sintomas.

A técnica da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Jane Cris Cunha, atenta para a importância das fiscalizações, visto que a pandemia continua em todo o estado.

Somente entre os dias 20 e 31 de agosto, 16 mil pessoas em todo o estado foram abordadas pelo não uso ou uso incorreto do equipamento de proteção.

Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde do Ceará, Guarda Municipal e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Vigilância Sanitária, são alguns dos órgãos que participam das ações.

Apenas a PM abordou mais de 10.500 pessoas nos dias de vigor da nova lei, período em que a Agefis realizou 310 ações de fiscalização que resultaram na abordagem a cerca de 5.600 pessoas na orla e Centro da Capital.

As exceções de multa cabem para o cidadão que retira a máscara enquanto consome alimentos nas dependências de restaurantes, bares ou estabelecimentos similares e aos motoristas de veículos automotores que estiverem sozinhos no interior do veículo.