sexta-feira, 24 de julho de 2020

Reitor de direita?


O professor e advogado Cândido Albuquerque  chegou ao cargo de reitor da UFC indicado pelo governador de Brasília, Ibaneis Rocha, seu amigo e, também, advogado.

O hoje reitor Cândido Albuquerque é determinado, sonha, planeja metas e alcança. Foi presidente da OAB-CE, vencendo a eleição mais disputada da história. Criminalista, passou a atuar em outras áreas do Direito. Fez mestrado, doutourado e dirigiu a Faculdade de Direito, a joia dos cursos da UFC.

Sentado na cadeira de reitor, atua como um reformista de direita, seguindo o manual do presidente Bolsonaro.

Estudantes, professores e servidores de esquerda estão sempre combatendo sua gestão.

Acostumado a grandes embates, não se importa, segue a rotina dentro da sala emoldurada por quadros de Raimundo Cela e Descartes Gadelha, sem tirar o olhar do mapa administrativo da Universidade.

Os planos para elevar a UFC ao nível das melhores universidades são muitos. Cândido está implantando laboratórios, em parceria com empresas e universidades da Europa e Ásia. Cortando na carne, rearruma departamentos e centros, cortando gastos.

O reitor não está na UFC plantado por um grupo ideológico e, sim, por uma manobra política inteligente. Recebe apoio de esquerdistas mais conservadores, da centro-esquerda e da pequena direita do Ceará.

Cândido Albuquerque é o segundo reitor nomeado, nos últimos 30 anos, sem ter vencido a eleição no meio universitário. Era o terceiro e último da lista. O outro reitor não eleito foi o professor Antônio Albuquerque, considerado um dos melhores história da UFC.

O tempo julgará a gestão de Cândido.