sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ceará lidera ranking de transparência em contratos durante a pandemia; governo federal fica em penúltimo lugar


O Ceará atingiu nota máxima e ocupa a primeira posição em ranking inédito divulgado nesta sexta-feira (31), pela ONG Transparência Internacional, sobre dados de contratações realizadas durante a pandemia. O governo federal  aparece em 27º colocação e é avaliado pela primeira vez no levantamento, que compara também governos estudais e prefeituras de capitais. Os estados do Espírito Santo e Rondônia também atingiram a nota máxima.

O estudo está em sua terceira edição, e de acordo com a Transparência Internacional, o motivo da nota considerada regular para o governo é o pouco detalhamento nos contratos feitos, de também não ter  dados em formato aberto, e pelas informações não estarem concentradas em apenas um local. O ambiente analisado foi o principal portal sobre o coronavírus do governo federal.

A ONG apontou também que alguns órgãos federais seguem um padrão recomendado, mas apresentam apenas informações das suas respectivas contratações e não do governo no geral.

Evolução dos estados e capitais

O primeiro levantamento feito há dois meses, apresentava uma nota média para os estados de 59,7, na mais recente edição, o número cresceu para 85,7. Já entre as capitais, o número foi de 45,8 para 85,2.

Os estados de Alagoas e Amapá seguem em 4º e 5º colocação, com 98,73 pontos ambos. Dentre as capitais da lista, João Pessoa, Macapá e Vitória levaram nota 100, ocupando 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.