segunda-feira, 27 de julho de 2020

A campanha começou


A pandemia está perdendo espaço para a movimentação política. Brasília sinaliza, claramente, a liberação de partidos para alianças municipais.

A corrida eleitoral vai envolver diretamente os principais nomes da política nacional. Bolsonaro, Lula, Ciro, Haddad, João Dória e Sérgio Moro irão se envolver. Cada um ao seu estilo.

As pesquisas não registradas, mas exibidas por dirigentes partidários, mostram o pouco interesse do eleitorado. Uma parte da população quer o debate em plena ação, contra a pandemia do coronavírus.

O presidente Bolsonaro está procurando um partido alternativo para fazer sua aposta. Bolsonaro espalhou seus pré-candidatos em legendas de centro e centro-direita. O presidente vai erguer a bandeira da vitória, com os que lhe seguem no ideário direitista.

Pouco espaço vai sobrar para Sérgio Moro, desempregado, sem partido e aliados de grande expressão. Moro tem a população, que combate a corrupção ao seu lado.

Lula, Ciro, Haddad, Dória e a esquerda vão sair distantes nas grandes cidades. Cada um brigando e marcando territórios. Será difícil a união nas grandes cidades. Nos pequenos municípios, estarão juntos.

O eleitor está vendo, de camarote, um novo momento político. Verde e vermelho, esquerda e direita se revelando. O Brasil terá um grande embate político em meio a uma pandemia.