sábado, 20 de junho de 2020

Secretaria de Cultura do Estado publica nota de pesar pelo falecimento da mestra do folclore, Elzenir Colares


“Com profunda tristeza comunicamos que a Mestra da Cultura Cearense, Elzenir Colares, das tradições populares, fez sua passagem nesta manhã de sábado (20/6).
Elzenir inspirou, e formou inúmeras gerações de brincantes, pesquisadores, professores, e amantes do folclore cearense e brasileiro. Sempre fiel às tradições, Elzenir buscava a cada aula ensinar um pouco da beleza de se retratar fidedignamente as danças e tradições populares, garantindo o brilho e leveza da arte.

Coordenadora, por 45 anos, do Grupo de Tradições Cearenses, um dos mais antigos em atuação no estado, era conhecida como a Dama do Folclore Cearense. Elzenir Colares foi agraciada, em maio de 2019 com a Comenda Patativa do Assaré, da Secretaria da Cultura, conferida a personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional.

Professora/pesquisadora/artista, Elzenir Colares concebeu montagens baseadas no folclore cearense. Os espetáculos exploram a música, dança, costumes e causos da cultura popular colhidos em todo o Ceará. Algumas montagens de sucesso foram: “No Ceará é Assim”, “Eita Ceará Pai D’égua” e “Festa de Padroeiro”. Em 1995, recebeu a maior comenda do município de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira. Elzenir Colares formou uma geração de estudiosos do folclore de sua terra e atualmente mais de uma dezena de grupos de vivência da cultura popular existentes em Fortaleza tiveram o seu ideal como ponto de partida. Em 12 de outubro de 2019, o Grupo de Tradições Cearenses completou 53 anos, com uma linda homenagem a ela.

Seu legado seguirá presente nas atividades, eventos, ensinamentos de todos que tiveram a fabulosa oportunidade de aprender com Elzenir.

Segue em Paz, nossa Dama do Folclore. Viva as Tradições Cearenses.

20 de Junho de 2020.

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará