domingo, 28 de junho de 2020

PSOL tem dois nomes para disputa em Fortaleza


O Diretório Estadual do Psol no Ceará definiu ontem que a sigla terá candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza. Com nomes do deputado estadual Renato Roseno e da escritora Helena Vieira já colocados no páreo, o partido também definiu a realização de prévias, previstas para julho, para definir quem seguirá para a disputa.

"A gente avaliou que, na atual conjuntura, nosso interesse prioritário é derrotar o bolsonarismo, que é o que existe de mais cruel para os direitos do trabalhador. E nossa forma de contribuir é apresentar uma candidatura própria que, ao mesmo tempo em que combata esse fascismo, também apresente um projeto de cidade", diz Ailton Lopes, presidente do Psol Ceará.

Ativista LGBTQ e ex-assessora do gabinete de Roseno na Assembleia Legislativa, Helena Vieira pode se tornar a primeira travesti a concorrer pela Prefeitura de uma capital do Brasil. Em manifesto anunciando a pretensão, ela destacou que a candidatura "não é de combate a nenhuma outra, mas de construção e debate de um outro projeto de sociedade".

 Neste sábado, foi lançado um manifesto com mais de 300 assinaturas, entre filiados do Psol e coletivos do partido, em defesa da candidatura do deputado Renato Rosendo. Em 20012, Roseno disputou a vaga e chegou a mais de 148,1 mil votos (11,84%).

Ailton Lopes destacou ainda que o Psol planeja discutir com partidos de esquerda - como PT, PCdoB, PCB e UP - a possibilidade de uma "plataforma comum" contra o bolsonarismo em Fortaleza. "Queremos discutir o objetivo de vencer não só a candidatura que represente o bolsonarismo aqui, mas também todas essas ideias autoritárias, antidemocráticas, fascistas".